segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Farmácias

Fico surpreso com a quantidade de farmácias que abrem pela cidade. Fico triste com a quantidade de cinemas que fecham.

Aliás, não fico tão surpreso assim com a quantidade de farmácias que abrem. Isso é puro reflexo do atual modelo de sociedade que estamos produzindo. Uma sociedade intolerante a tantas coisas. Uma sociedade que não consegue dialogar e que não quer se entender.

Essa nossa sociedade que ao invés de conversar prefere escrever textos sem destino certo nas redes sociais. Uma sociedade de pessoas que ao invés de procurar soluções vai se distrair no TikTok. Uma população que quando recebe uma obra do poder público prefere criticar o projeto ao invés de apoiar a intenção.

Uma população que lota bares com músicas de estilos discutíveis. Que se reúne em volta de carros nas esquinas para beber os "kits". Pessoas que em plena pandemia escolhem priorizar seus interesses particulares em festas "clandestinas".

Uma sociedade como a nossa só pode ser obcecada por remédios. Uma população que deixa teatros e cinemas fecharem e usufrui de uma farmácia em cada esquina. Uma população que busca remédios e não quer curas. Uma sociedade doente.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Rio do Boi: o retorno

 Após 5 anos e alguns meses eu voltei. Na verdade quem voltou foi o CPF do Mauro. Com certeza eu não sou a mesma pessoas que visitou o Rio do Boi em fevereiro de 2016. Várias coisas mudaram na minha pessoa. Assim como a água do Rio do Boi não para de correr entre as pedras, a vida não para de correr em mim.



O Mauro de 2021 é diferente do Mauro de 2016. Tenho certeza que não pisei nas mesmas pedras, tenho convicção de que a água que me molhou era outra.

Em 2016 eu cheguei curioso na trilha. Durante ela me senti desafiado. No final, saí como um ganhador de maratona que cruza a linha de chegada.

Em 2021 eu cheguei com a lembrança de que já tinha enfrentado o desafio e já o tinha vencido no passado. Fisicamente eu sabia que estava muito bem preparado. Dessa vez não foi pelo desafio. Dessa vez a trilha foi muito mais contemplativa. Dessa vez não precisei ficar prestando atenção na dor do corpo, pude olhar para a natureza e admirar. Pude curtir toda aquela magnitude da natureza.


Mais de seis horas de caminhada. Uma metade da trilha pela mata e outra metade pela água e pedras. Corpo são. Mente sã. Saí pronto para a próxima. Eu posso o que eu quiser.



Para quem quiser saber como foi em 2016, segue o link do texto: Rio do Boi 2016

Agência WalkTur.

terça-feira, 30 de novembro de 2021

Aquatrekking Rio Túnel

Tudo começa com uma agradável caminhada em um gramado que logo se torna molhado e depois lamacento. Isso só dá um pequeno vislumbre do que esta por vir.


Em meio a mata, uma marcha aquática cercada por paredões com mais de 30 metros de altura, água absurdamente fria, pedras lisas,  subidas íngremes, descidas desafiadoras e alguns mergulhos e tombos. Alguns pontos com água profunda onde é necessário contar com ajuda ou usar coletes salva-vidas. Um trecho com uma salto de uma pedra de aproximadamente 2 metros de altura.

É uma experiência diferente, desafiadora e que muda nossa percepção sobre nossos próprios limites. Um contato intenso com a natureza. As fotos não descrevem como o lugar é bonito. As fotos não mostram o barulho feroz das águas.  

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Mudança

Finalmente e em definitivo estou em novo endereço de moradia. Não foi fácil. Parece que tudo foi mais trabalhoso que o normal nesse processo.

A venda da antiga casa demorou. O de aprovação de crédito do comprador demorou.

A escolha da nova casa foi demorada. O processo de aprovação do meu crédito e tramites bancarios demorou.

Tudo mais demorado do que se deseja nessas coisas. Mas, finalmente aconteceu. Dia 15 de maio de 2021. o dia da mudança.

Temos que consertar o despertador

E separar todas as ferramentas

Que a mudança grande chegou

Com o fogão e a geladeira e a televisão

Não precisamos dormir no chão

Até que é bom, mas a cama chegou na terça

E na quinta chegou o som

Estive bastante sozinho nesse processo todo. Não poderia ser diferente. Acho que sou essa pessoa mesmo.

Eu que fui olhar o apartamento sozinho. 

Eu  que fiz todo o cadastro do financiamento sozinho.

Eu que organizei toda a mudança sozinho.

Tive algumas ajudas em determinados momentos. Mas mesmo assim, me senti sozinho a maior parte do tempo.

Pirâmides Sagradas

Um dos lugares mais lindos que você irá conhecer!

É o que dizia o material de divulgação do acampamento. E não era propaganda enganosa. Um lugar pouco conhecido, misterioso e de paz. Sagrado como diz o nome.



Uma cadeia de montanhas em forma de pirâmides cerca o local. Não tem horizonte feio. Para todo o lado que se olha é bonito. A natureza caprichou por ali.

Fiquei instalado no Camping Mirante que é administrado magnificamente pela super querida Cris. O camping possui estrutura com cozinha e banheiros compartilhados. Para quem não quiser ficar em barraca tem a opção de quartos.



A estrada leva até um ponto onde os veículos com menos força ou muito pesados ficam estacionados. Depois desse ponto somente com veículos tracionados ou caminhando para subir um trecho de aproximadamente 1 quilometro bastante íngreme e com trechos por dentro de rio. Fui caminhando. Cansativo mas vale a pena. Ao chegar no camping uma grama macia e uma vista deslumbrante para descansar. Um barulho de paz. Uma visão de tranquilidade.

Foto do topo das Pirâmides

No local tem uma trilha para subida até o mirante no topo da serra. Uma trilha também linda porém um pouco difícil com bastante pedra solta e alguns trecho íngremes. Ela tem cerca de 4,5km de subida e garante uma das visões mais lindas de Santa Catarina.

sábado, 6 de novembro de 2021

42

 "E assim os anos passam... Já não tenho a mesma idade, envelheço na cidade.

Essa vida é jogo rápido para mim ou prá você. Mais um ano que se passa e eu não sei o que fazer."


Coloquei esse trecho de uma música do Ira! no Facebook alguns anos atrás neste mesmo dia 6 de novembro. Hoje, olhando pelo retrovisor, faço uma reflexão sobre como estou mais satisfeito com as escolhas que fiz nestes 42 anos de vida. Erros e acertos. Coisas boas e outras nem tanto. Fato é que conquistei coisas e vivi ótimos momentos. O saldo é positivo.

Obrigado a todos que passaram por esses meus 42 anos. Os que passaram me ajudaram a ser quem sou.

Obrigado aos que estão juntos nesse momento. Estão me ajudando a viver o presente.

segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Convivência

substantivo feminino
  1. 1.
    vida em comum; contato diário ou frequente.
    "a c. em família"
  2. 2.
    intimidade, familiaridade.
    "evita a c. com vizinhos"

As vezes tenho a impressão que a convivência não é uma coisa natural para algumas pessoas. Para algumas pessoas tudo é mais difícil, tudo é mais complicado. Para algumas pessoas é mais fácil falar mal ou não gostar do que aproveitar o momento.

A convivência, o contato diário ou frequente e a rotina fazem com que as pessoas mudem seus comportamentos. Faz com que as reações sobre determinadas coisas mude. Faz com que as respostas sejam diferentes para as mesmas atividades. O que parecia ser aceito com alegria passa a ser algo penoso, chato e ruim.

Ao invés de acordar com alegria para um trabalho novo, tu passa a querer dormir mais 5, 10 ou 15 minutos. Daqui a pouco tu não quer mais sair de casa, do quarto ou da cama. Pode trocar a palavra trabalho por alguma atividade, pessoa ou ação que tu enjoou ou algo que a convivência estragou.

Depois que inventaram o "tá ruim", nunca mais ficou bom.

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Rumo ao alto da montanha

Já pesei 140Kg. Tudo era difícil. Deixei de fazer várias coisas. Estive na porta de uma severa diabetes, tinha pressão alta, problemas no estomago e dormia muito mal. Sem falar de toda a indisposição, baixa alto-estima e vontade de ficar deitado no sofá comendo sorvete.

Hoje sou outra pessoa. Conquistei uma nova chance. Posso fazer tudo diferente. Posso caminhar, posso ir conhecer o que eu quiser. Tenho disposição para falar com as pessoas, me sinto bem e satisfeito comigo. Não parece que me olham diferente. Sou a pessoa que quero ser.

Nos últimos dois anos tenho saído e feito aquilo tudo o que eu queria fazer. Me livrei de metade de mim. Sou leve. Tenho o corpo leve e a cabeça saudável. O corpo saudável e a cabeça leve. Vejo a natureza. Aproveito a vida simples, as coisas simples e as pequenas coisas.

Neste último final de semana fiz uma caminhada de 7Km com uma mochila de pouco mais de 10Kg nas costas. Para quem já teve 70Kg excedentes no corpo, carregar uma mochila de pouco mais de 10Kg é muito fácil. Pensei muito sobre isso na caminhada. Em como dei a volta por cima. De como consigo me surpreender com as coisas que faço.


Alguém poderá dizer que eu já fazia esse tipo de coisa antes e eu respondo que fazia. Não do jeito que eu queria. Eu fazia mas não era com o corpo saudável e a mente leve. Não era com o corpo leve e a mente saudável.

Quando cheguei no cume do local da subida tinha um livro de registros. Na primeira página alguns dizeres, algumas frases de incentivo e uma certeza... Poucos chegam ali tão bem como eu cheguei.

A vista do cume de uma montanha ajuda muito a ampliar os conceitos. (...) tudo o que é pequeno some, só fica o que é grande.

 Irvin D. Yalom - Arthur Schopenhauer

"Cada um terá a vista da montanha que escalar". Eu ainda estou escalando. Ainda estou subindo. A vista está ótima aqui de cima.

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Mistérios de Porto Alegre

 As vezes nos preocupamos tanto em conhecer lugares novos, museus e caminhos distantes das nossas casas que esquecemos de dar uma olhada na cidade onde moramos. Pensamos no centro da cidade como um lugar para trabalho e resolver coisas e não como um ponto turístico. Porto Alegre tem muitos atrativos turísticos. Lugares bonitos, lugares históricos e lugares que merecem a visita. Para contemplar alguns desses locais e a história da cidade foi criado um roteiro turístico pela agência Viva+POA. É um roteiro de caminhada noturna por alguns pontos do centro de Porto Alegre explorando os mistérios da cidade.

Só caminhar durante a noite no centro de Porto Alegre já é sinistro. Imagina encontrar a viúva de um ex governador chorando, um açougueiro serial killer, a empregada de uma mulher aprisionada em seu castelo ou o dono de um escravo morto por roubo de uma jóia? Tudo isso é encontrado no roteiro Viva+POA Mistérios.

Ao mesmo tempo que conhecemos pontos muito bonitos da cidade somos surpreendidos por intervenções teatrais contando parte da história. Os próprios protagonistas das misteriosas lendas urbanas contam suas histórias. Em frente ao Museu que leva o nome de Júlio de Castilhos a sua viúva faz a leitura de uma carta deixada pelo político. Em frente ao local que seria a casa do açougueiro que fazia linguiças com carne humana, o próprio conta sua história segurando um machado e com o avental sujo de sangue. Em frente ao castelo em que uma mulher ficou aprisionada pelo seu "amante", a empregada conta o que acontecia no local. Em frente a imponente Igreja das Dores o dono do escravo morto ali conta como foi o episódio do enforcamento.

Outros pontos também são visitados como o viaduto da Borges, Palácio Piratini, Catedral Metropolitana, escadaria João Manoel, Praça Brigadeiro Sampaio e Praça Gen. Osório (Alto da Bronze). Tudo visto sob um olhar diferente durante a noite e o pouco trânsito de pessoas.



Quer ir? Acessa o Viva+POA

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Linha Bonita - Túnel Ferroviário

Um dia cinza sem muito o que fazer. Um necessidade de pegar um vento no rosto e colocar umas ideias em ordem. O que fazer? Subir na moto e ver onde a estrada leva. Isso pode parecer meio sem planejamento, mas eu já tenho dezenas de roteiros na mente para fazer nesses casos. E lá fui eu.

Saí de casa pouco depois do meio dia. A moto já estava abastecida e o tempo estava cinza. Não era exatamente um dia ensolarado e quente. Dia cinza, carrancudo e nada convidativo. Muito parecido com minha personalidade.

Salvador do Sul fica distante cerca de 100Km da minha casa. Na ida peguei as seguintes estradas:

  • BR-448 até Nova Santa Rita
  • BR-386 até Montenegro
  • RS-124 até o entroncamento com a BR-287
  • BR-287 até o entroncamento com a BR-470
  • BR-470 em direção a Salvador do Sul
  • Trecho não asfaltado da Linha Stein até o túnel
A BR-470 no trecho entre Montenegro e Salvador do Sul tem bonitas paisagens e a estrada está bem conservada. Algumas boas curvas suaves. Dá pra se divertir um pouquinho com a moto. O túnel ferroviário é uma bela atração turística. O acesso não é por asfalto e está bem sinalizado. Na entrada do túnel algumas informações turísticas ajudam o visitante. Não tem nada de comércio ou outra atração no local.

 O túnel foi inaugurado em 1907, tem 93 m de comprimento e é considerado o primeiro túnel curvilíneo da América Latina. Fazia parte do trajeto da ferrovia Montenegro-Caxias do Sul. Hoje não existe mais a linha de trem e os trilhos foram retirados. É possível atravessar com o veículo ou caminhando. Na entrada e na saída tem acessos a pequenas cascatas que ajudam a dar uma boa atmosfera no ambiente.










quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Chato, rabugento e com humor diferente

Eu não conhecia o cara. Nunca tinha visto. As vezes o escutava na emissora de rádio. As primeiras impressões foi de que era um cara chato. Depois acho que me identifiquei com ele. Ele tinha uma chatice meio parecida com a minha. Meio rabugento como eu, e com um humor diferente. Falava coisas inteligentes.

Eu não sabia que ele tinha minha idade. Sabia que ele tinha um problema neurológico e lá no fundo o jeito arrastado que ele falava, com dificuldade de colocar a voz no ritmo desejado, lembrava um pouco o jeito que meu avô falava. Meu vô tinha sequela devido a um derrame motivado por uma descarga elétrica.

O cara esse morreu devido as implicações do Covid-19. E por ter minha idade, ser chato, rabugento e ter uma fala que lembrava a do meu avô, eu fiquei triste.

Bom, ele morreu. E todos os colegas e amigos homenagearam esse cara chato, rabugento e com humor diferente. Isso me faz pensar. Eu por ser chato, rabugento e com humor diferente naturalmente afasto as pessoas. Quem quer ser amigo ou estar próximo de alguém chato, rabugento e com humor diferente? Será que as homenagens vistas agora são sinceras? Será que ele recebeu alguma visita no hospital? Ligaram para ele quando ele estava bem? Espero que sim.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

O bolo murcho

    Acho incrível as pessoas que procuram resultados diferentes nas coisas sempre tomando as mesmas atitudes. Se tu usar a mesma receita de bolo, tu vai ter o mesmo sabor de bolo. Mesmo que o forno ou a cozinha seja outra, o bolo é o mesmo.

   Se tu faz alguma coisa para uma pessoa, a tendência é essa pessoa ter determinada reação. A pessoa é diferente? Pode ser. Mas essa pessoa diferente pode reagir da mesma forma se tu começar a agir da mesma forma.

    Vamos ao exemplo prático. Conhece uma pessoa. Essa pessoa é diferente da anterior. Tem atitudes diferentes, faz coisas diferentes e tem comportamentos diferentes. O discurso dessa pessoa agrada. Que bom! Era essa a diferença que tu procurava pra ti. Mas o que tu faz? Tu é diferente para essa pessoa? Ou tu faz as mesmas coisas que fazem essa pessoa diferente voltar para dentro da sua mesmice?

    Isso é teimosia. Apesar de tu saber que o bolo não fica bom com determinada receita, tu segue querendo que ele funcione com ela. Tu segue querendo colocar aquele ingrediente que não fecha. Se abrir o forno não funcionou das outras vezes, por que abrir o forno mais uma vez? Já não sabe que o bolo murcha ao invés de crescer?

Já estou cheio de me sentir vazio

Meu corpo é quente e estou sentindo frio

Todo mundo sabe e ninguém quer mais saber

Afinal, amar ao próximo é tão démodé

Legião Urbana - Baader-Meinhof Blues

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Ferrovia do Vinho

    Muito próximo da civilização e bem perto de uma rodovia movimentada, logo depois da terceira moita a direita encontramos um mundo abandonado. Estou me referindo a um grande trecho de uma ferrovia que não é mais utilizada. Ao acessar os antigos trilhos parece que estamos entrando em um mundo paralelo, abandonado e esquecido pelas pessoas. É um monumento. Uma ferrovia sempre é uma grande obra. É um grande investimento sem uso. Uma ferrovia sem a vida dos trens. Não se pode dizer que é sem vida. A vida na verdade tomou conta dos trilhos cinzas. O verde tomou conta. A vegetação cobre parte do ferro. As pedras, tão imóveis se movimentaram e propositalmente interromperam o caminhos das locomotivas.

    Para esse imersão a agencia WalkTur sai de Porto Alegre com destino a Bento Gonçalves. Na cabeceira da ponte Ernesto Dorneles o desembarque do ônibus é realizado. Desse ponto em diante é cada um com suas próprias pernas, sempre com orientação do guia da agência. O trajeto inicia com um pequeno trecho de estrada de chão e logo após sair dessa estrada encontramos os trilhos. Quase todo o trajeto é feito acompanhando o antigo traçado da ferrovia. São 15 Km de caminhada sob trilhos, pedras, matas, subidas e descidas. São trilhos, trilha, estrada e túneis… entre os túneis peculiar túnel em Y onde a antiga Ferrovia do Vinho se encontra com a Tronco Principal Sul, ferrovia que ainda funciona. Escutamos o barulho do trem mas não vimos.

    O ponto principal dessa jornada é a Estação Jabuticada. Nessa estação ainda permanecem vagões abandonados dos tempos da Ferrovia do Vinho. São sucatas, ferros retorcidos, velhos trens cansados e abatidos. Parece um cenário pós apocalipse, a qualquer momento parece que um zumbi vai sair de dentro de um vagão. Inevitável percorrer o caminho e não imaginar tudo que já passou de produtos, pessoas e histórias. A importância econômica e social que um trilho de trem representa.

    Os vagões abandonados, amassados, enferrujados e vandalizados também fazem pensar: Quem decidiu abandonar ali? Estão abandonados? Estão ali. Imponentes. Cada um deve ter sua participação na história.




domingo, 8 de agosto de 2021

E o errado sou eu

 As vezes me sinto invisível. Além de invisível, vazio.

Sou sempre eu quem tem que tomar a iniciativa para as coisas. Poucas pessoas lembram de me convidar para ir sentar numa praça. Talvez eu não vá. Mas não deixe de me convidar.

Poucas pessoas pensam num roteiro legal e lembram de me convidar. Talvez eu não vá ou já tenha ido sozinho. Mas não deixe de me convidar.

Poucas pessoas lembram de me convidar para jantar. Eu como pouco pois fiz cirurgia de redução de estomago. Mas não deixe de me convidar.

Poderia dar inúmeros exemplos. Mas seria deprimente. Fato é que dá trabalho sempre estar chamando alguém. Se não chamar tenho que me contentar em ficar na companhia de eu mesmo. E eu acho ótima essa companhia. Mas as vezes enjoou da solidão. Solidão não é só estar sozinho. Mas é também pensar sozinho. Planejar sozinho. Pensar sozinho. Solidão é não saber se está agradando ou se está errando. Solidão é apesar de ter alguém perto, esse alguém se conformar em só estar perto. Ao invés de estar junto.

Passam os dias. Passa o tempo e a rotina se repete. Eu tenho que ser criativo para inovar e sair da rotina. Eu tenho que chamar as pessoas. Ninguém me chama. Ninguém vem me buscar em casa. Poucas pessoas querem saber como foi meu dia de verdade. Não sou surpreendido. As surpresas que recebo normalmente são as piores.

Mas o errado sempre sempre sou eu. A fama de mal ou de fazer mau sempre é minha. Seguimos.



sexta-feira, 16 de julho de 2021

Viúva Negra

Um filme atrasado, mas necessário. Uma grande personagem da Marvel merecia um filme bem feitinho. É dito o primeiro filme nos cinemas da nova fase da Marvel, mas ainda se passa no tempo da fase antiga. Ele esta ambientado depois da Guerra Civil. Enquanto outros personagens foram apresentados em um filme “solo”, Natasha foi apresentada em um filme de despedida. Ou seria a apresentação da Yelena?

Um filme de espionagem ao bom estilo Bourne, um filme de acerto de contas. Um filme para fechar algumas pontas soltas da personagem falecida em Vingadores. Sabemos da sua outra família, uma família um tanto estranha com um pai que foi um herói Russo esquecido e decadente, uma mãe determinada e seguidora de princípios ambíguos e uma irmã ressentida que teve um caminho parecido com o de Natasha, mas não é heroína. Ainda.

Uma cena pós créditos para das sequencia na história. Acho que essa sequencia se dará em série e não em filme.

segunda-feira, 12 de julho de 2021

Mochila Vazia (mais uma vez)

Pense que você está com uma mochila nas costas. Sinta as alças da mochila em seus ombros. Agora pense em tudo o que você carrega dentro dela.

Seus amigos, sua família, esposa, marido, filhos, gato, papagaio, iguana, periquito, sogra... Obrigações domésticas, seculares...

O peso aumenta diariamente. E suas costas estão prestes a ter um colapso... Espere, as preocupações contam... as decepções, o peso das promessas. O custo por tudo que almejamos e a luta insana por nós mesmos.

Pesa demais, não é?

Agora, pense que alguém lhe deu uma mochila nova, vazia! Faça um balanço, descubra o que você quer carregar! Decida com que ou quem irá se preocupar! Você pode escolher o que deve fazer parte da sua vida, o que move você, que sentido dará a si!

As vezes precisamos esvaziar os sentimentos, ter um encontro conosco, avaliar nossas entranhas e escolher o que deve ter lugar para nós.

Escolher não é fácil, mas deixar a vida passar reclamando do que poderia ser feito, diga-se de passagem: por você e pra você, além de idiota, é humilhante!

'É só você quem pode decidir o que fazer para tentar ser feliz!'

quarta-feira, 7 de julho de 2021

A diversão do absurdo

 

Não é só um filme de velocidade. Não é só um filme de ação. É um filme de absurdos. O nome poderia ser “Velozes e fantásticos”, mas no Brasil foi mantido “Velozes e Furiosos”.

Lembra daquele filme de corrida de rua e roubo de cargas? Esquece. Não tem nada mais a ver com isso. Eu não duvidaria se no próximo filme fosse descoberto que a “família Toretto” na verdade é mais uma equipe de super-heróis da DC Comics ou da Marvel.

Neste filme eles tem que resgatar um artefato poderoso que não pode cair em mãos erradas (Pedras do infinito? Caixa materna?), enfrentar um vilão que na verdade é irmão do Dom (seria o Loki?), viajar pelo espaço (Guardiões das Galáxias), carregar super imãs nos carros (Magneto?) e chegarem a conclusão que são invencíveis e que somente rasgam as roupas (Seriam X-Mens?). Tem também um vilão que fica preso numa jaula modernosa e personagem que estava morto e reaparece. Tudo bastante absurdo, mas bastante divertido.

Não vá para o cinema pensando em ver um bom roteiro. Vá para se divertir, vai lá e dá risada dos absurdos. E é exatamente isso que deixa essa série de filmes interessante. Ela não tem os fãs chatos que desenvolvem teorias sérias sobre o universo Velozes e furiosos, tem pessoas que querem se divertir vendo um filme de ação onde não é necessário pensar muito.

Os donos da franquia conseguiram misturar filmes de heróis, filmes de espionagem, dramas familiares, filmes de ficção científica, tudo na mesma panela. E saiu uma boa receita para acompanhar o balde de pipoca.

Antes do fim

Tem cenas pós créditos (tipo os filmes da Marvel) com um personagem que pode aparecer no próximo filme.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Essa tal felicidade

Não sei se tem estatística sobre isso, mas acredito que a conquista da casa própria ainda é o sonho de milhares de brasileiros. Essa é uma compra diferente de qualquer outra. Exige muito planejamento e paciência. Não é só chegar numa loja escolher e levar. Não é só pagar e aguardar a entrega. Não é só dizer como quer e mandar fabricar. São muitos tramites, cada um com seu tempo e esse tempo é diferente do tempo que tu quer ou acha que deveria ser.

Temos nosso próprio tempo¹.

Sobre o tempo, ele varia muito de acordo com o ponto de vista de cada um. A pessoa que olha o movimento de pedestres na rua sob o alto de um prédio tem a impressão que tudo acontece devagar lá embaixo. Quem está na rua andando de moto tem a impressão que tudo anda mais rápido. Aquele que está atrasado dentro de um taxi tem a impressão que o motorista é lento.

O tempo passa e nem tudo fica. A obra inteira de uma vida. O que se move e o que nunca vai se mover².

Todos os tramites para a compra ou venda de um imóvel são assim. Pode ser que demore muito sob o teu ponto de vista. Sob o meu ponto de vista demorou. Todo o processo iniciou perto do meio do ano de 2020. Vai finalizar em maio de 2021.

Verifica tuas possibilidades e capacidade financeira. Confere tuas economias. Faz simulação no banco. Faz outra simulação em outro banco. Descobre que a prestação vai ficar cara devido a entrada que pode dar. Ajusta. Refaz simulação. Aprova simulação. Um monte de documentos teus. Um monte de documentos do outro lado. Entrega tudo pro banco. Sempre falta alguma coisa. Providencia o que faltou. Aguarda.

Descobrir o verdadeiro sentido das coisas é querer saber demais. Querer saber demais³.

Tu não compreende o motivo de tantos trâmites, tanta demora. Acha que todo mundo está contra. Parece que está dando murro em ponta de faca. É um caminho solitário. Gera expectativa. Gera frustração. Gera esperança.

Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal.

Segundo o filósofo Immanuel Kant felicidade é a condição do ser racional no mundo, para quem, ao longo da vida, tudo acontece de acordo com o seu desejo e vontade. Não acredito que seja possível alcançar a felicidade perpetuamente. Mas o momento que eu pegar a chave e entrar na minha casa própria será um grande momento de felicidade na minha vida. Que sejam vários desses momentos nessa nova fase.

 

¹Trecho da música Tempo Perdido – Legião Urbana

²Trecho da música Sobre o tempo – Nenhum de Nós

³Trecho da música Sonho de uma flauta – Teatro Mágico

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Rejeição

 Quem nunca foi rejeitado? Pode ser rejeição numa eleição direta, rejeição por uma dança negada, rejeição de um amor, de um trabalho ou de um filho. Somos rejeitados de alguma forma em algum momento. Nego Di foi rejeitado por quase 100% das pessoas que assistem BBB.

O ideal é conseguir entender o que provocou essa rejeição. Identificar a causa e melhorar esse aspecto. Tentar fazer melhor na próxima vez que se deparar com isso. Não é fácil. Isso vai envolver maturidade, vontade de visitar a causa da rejeição e entende-la. Não envolve negação. É preciso reconhecer que a rejeição foi fruto de alguma ação não aprovada.

Aprende com essa rejeição, sacode a poeira e segue. Faz um caminho melhor agora.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Animações para crianças?

 

A maior enganação do cinema é de que as animações são feitas para crianças. Ser animação e divulgação voltada para crianças é só uma isca para transmitir uma mensagem forte para os adultos que levam seus pequenos no cinema ou assistem em casa as produções. Eu tenho exemplos!

Os Croods (2013)

Homens das cavernas que passam por grandes mudanças e precisam se adaptar rapidamente aos novos tempos. Qualquer semelhança com o mundo coorporativo não é mera coincidência. Tem o mais conservador, o mais aberto a novidades, tem aqueles que seguem a manada, aquele que é cheio de novidades. Impossível não se identificar ou identificar um colega.

Divertidamente (2015)

Reconhecer as nossas emoções e como lidar com elas. Como nos sentimos frente as coisas que acontecem no nosso dia? Alegria, raiva, tristeza, medo ou nojo? O que nos causa traumas? Quais são os nossos sentimentos mais fortes? Quando nossos “castelos” são destruídos?

Espanta tubarões (2004)

A animação é sobre um tubarão que não come carne ou sobre diversidade e aceitação? Como a família reage quando o filho diz que é diferente daquilo que se espera dela?

Toy Story 4 (2019)

Tu acredita no teu potencial ou nas pessoas que tentam te colocar pra baixo, que só dão opiniões tóxicas? Nesta animação tem a história do motoqueiro Duke Kaboom, ele tem medo de dirigir a moto e fazer grandes saltos por que uma criança que foi sua dona ficou desapontada quando viu que ele não tinha a mesma performance da propaganda. Duke Kaboom, tem dificuldade para superar a "voz do passado" que o fez desacreditar de sua capacidade. Mas supera.

Tem muitas outras animações com várias ótimas mensagens para adultos. Aqui só citei algumas lembradas de momento. Quais as que tu gosta?

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Tão bem

Então ela veio. Sim, veio sem querer vir muito. Um pouco arredia, um pouco arisca, um tanto ressabiada.

Aos poucos foi sendo cativada. Aos poucos fui ganhando a confiança dela. Acredito que aos poucos fui quebrando a barreira.

Hoje ela já tem uma importância muito grande nos meus dias. Em pouco tempo já me proporcionou muitos momentos de alegria.

Com ela me sinto bem.

Ela faz o tempo passar leve.

Ela me traz paz, amor e carinho.

Parafraseando as palavras do grande poeta Lulu Santos, com ela eu experimentei uma sensação de se querer bem, de se querer quem se tem.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Segundou!

 Todo mundo espera a sexta-feira para propagar o "sextou" por aí. As pessoas se programam para aproveitar muito o final de semana.

E a segunda? Por que é tão desvalorizada?

Que tal ter um pensamento bom já no início da semana e viver o mesmo sentimento do "sextou" a semana toda? Vamos lá:

Segundou!

Hoje é dia de revisar o planejamento da semana!

Dia de mentalizar coisas boas, pensar no que se pode fazer para ter uma boa semana.

Dia de focar em realizar boas ações, pensar em como podemos ser legais para as pessoas.

Dia de colocar água nas plantas.

Dia de ver ser precisa comprar alguma coisa no super para preparar uma comidinha boa na semana.

Dia de ligar para aquela pessoa que tu lembrou durante o final de semana.

Dia de pedir desculpa para quem tu não deu atenção no final de semana.

Dia de pensar no que tu está fazendo para ser a diferença nesse mundo tão cheio de gente.