quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Linha Bonita - Túnel Ferroviário

Um dia cinza sem muito o que fazer. Um necessidade de pegar um vento no rosto e colocar umas ideias em ordem. O que fazer? Subir na moto e ver onde a estrada leva. Isso pode parecer meio sem planejamento, mas eu já tenho dezenas de roteiros na mente para fazer nesses casos. E lá fui eu.

Saí de casa pouco depois do meio dia. A moto já estava abastecida e o tempo estava cinza. Não era exatamente um dia ensolarado e quente. Dia cinza, carrancudo e nada convidativo. Muito parecido com minha personalidade.

Salvador do Sul fica distante cerca de 100Km da minha casa. Na ida peguei as seguintes estradas:

  • BR-448 até Nova Santa Rita
  • BR-386 até Montenegro
  • RS-124 até o entroncamento com a BR-287
  • BR-287 até o entroncamento com a BR-470
  • BR-470 em direção a Salvador do Sul
  • Trecho não asfaltado da Linha Stein até o túnel
A BR-470 no trecho entre Montenegro e Salvador do Sul tem bonitas paisagens e a estrada está bem conservada. Algumas boas curvas suaves. Dá pra se divertir um pouquinho com a moto. O túnel ferroviário é uma bela atração turística. O acesso não é por asfalto e está bem sinalizado. Na entrada do túnel algumas informações turísticas ajudam o visitante. Não tem nada de comércio ou outra atração no local.

 O túnel foi inaugurado em 1907, tem 93 m de comprimento e é considerado o primeiro túnel curvilíneo da América Latina. Fazia parte do trajeto da ferrovia Montenegro-Caxias do Sul. Hoje não existe mais a linha de trem e os trilhos foram retirados. É possível atravessar com o veículo ou caminhando. Na entrada e na saída tem acessos a pequenas cascatas que ajudam a dar uma boa atmosfera no ambiente.










Nenhum comentário: