Um dia cinza sem muito o que fazer. Um necessidade de pegar um vento no rosto e colocar umas ideias em ordem. O que fazer? Subir na moto e ver onde a estrada leva. Isso pode parecer meio sem planejamento, mas eu já tenho dezenas de roteiros na mente para fazer nesses casos. E lá fui eu.
Saí de casa pouco depois do meio dia. A moto já estava abastecida e o tempo estava cinza. Não era exatamente um dia ensolarado e quente. Dia cinza, carrancudo e nada convidativo. Muito parecido com minha personalidade.
Salvador do Sul fica distante cerca de 100Km da minha casa. Na ida peguei as seguintes estradas:
- BR-448 até Nova Santa Rita
- BR-386 até Montenegro
- RS-124 até o entroncamento com a BR-287
- BR-287 até o entroncamento com a BR-470
- BR-470 em direção a Salvador do Sul
- Trecho não asfaltado da Linha Stein até o túnel
A BR-470 no trecho entre Montenegro e Salvador do Sul tem bonitas paisagens e a estrada está bem conservada. Algumas boas curvas suaves. Dá pra se divertir um pouquinho com a moto. O túnel ferroviário é uma bela atração turística. O acesso não é por asfalto e está bem sinalizado. Na entrada do túnel algumas informações turísticas ajudam o visitante. Não tem nada de comércio ou outra atração no local.
O túnel foi inaugurado em 1907, tem 93 m de comprimento e é considerado o primeiro túnel curvilíneo da América Latina. Fazia parte do trajeto da ferrovia Montenegro-Caxias do Sul. Hoje não existe mais a linha de trem e os trilhos foram retirados. É possível atravessar com o veículo ou caminhando. Na entrada e na saída tem acessos a pequenas cascatas que ajudam a dar uma boa atmosfera no ambiente.
Para saber mais sobre a cidade: https://www.salvadordosul.rs.gov.br/pontos_turisticos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário