quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ipanema FM - Fim de uma era.

Então após ter sido deixada de lado por 30 anos, a direção de rádios da Bandeirantes resolveu dar uma olhada na Ipanema FM. Olhou e viu que a rádio não tinha nada a ver com as outras. Viu que a rádio não estava entre as líderes de audiência no geral e tampouco no segmento jovem. Aliás, em que segmento a Ipanema atuava?

A Ipanema era uma rádio feito para um nicho de ouvintes muito específico. Um nicho talvez vanguardista não disposto a aceitar o que o mercado impõe como aquilo que todos devem escutar no rádio. A Ipanema era assim.

Na Ipanema você nunca sabia o que ia tocar. Era ligar o rádio e ser surpreendido. Não tocava os sucessos populares. Tocava os seus sucessos. A Ipanema fazia seus “top hits”. Tem músicas que só tocaram na Ipanema e eram sucesso entre os ouvintes. Sua parada de sucessos não se assemelhava a parada de sucessos de outras rádios.

Os locutores nunca foram acelerados, alegres o tempo inteiro. Eram pessoas que falavam normalmente. Os locutores não simplesmente falavam o nome da música, eles também falavam o motivo de tocar aquela música, qual o contexto. Quando informavam alguma notícia os locutores passavam sua visão sobre aquele assunto e tentavam mostrar como aquilo poderia afetar o ouvinte.

A rádio que um dia foi “a rádio para quem tem algo entre as orelhas”, “a rádio dos loucos”, “a menos pior” e “a rádio ouça pra frente” não é mais assim.

São novos tempos. A direção da Bandeirantes lembrou que tinha dado um canal de rádio para uma gurizada. Lembrou que o 94,9 ficava perto da 94,3 e que se fizesse uma programação parecida poderia roubar alguns ouvintes de uma das rádios mais ouvidas de Porto Alegre. Achou que poderia se intitular a rádio rock de Porto Alegre e não perder ouvintes que sabiam como era uma rádio rock.

Hoje a Ipanema toca várias vezes durante o dia o mesmo “playlist”. O meu pen drive tem mais músicas que o da Ipanema. Hoje a Ipanema tem locutores que falam alto e rápido. Locutores que só falam o nome da música.

Entre as opções parecidas com a antiga Ipanema temos a Unisinos e a Itapema (com boa vontade). Mais que isso somente webrádios. Sugiro as rádios Putzgrila, Dinâmico, Rádio Elétrica e On The Rocks.

Ipanema, a rádio que não mais aquela, FM.

Nenhum comentário: