terça-feira, 14 de setembro de 2021

Mistérios de Porto Alegre

 As vezes nos preocupamos tanto em conhecer lugares novos, museus e caminhos distantes das nossas casas que esquecemos de dar uma olhada na cidade onde moramos. Pensamos no centro da cidade como um lugar para trabalho e resolver coisas e não como um ponto turístico. Porto Alegre tem muitos atrativos turísticos. Lugares bonitos, lugares históricos e lugares que merecem a visita. Para contemplar alguns desses locais e a história da cidade foi criado um roteiro turístico pela agência Viva+POA. É um roteiro de caminhada noturna por alguns pontos do centro de Porto Alegre explorando os mistérios da cidade.

Só caminhar durante a noite no centro de Porto Alegre já é sinistro. Imagina encontrar a viúva de um ex governador chorando, um açougueiro serial killer, a empregada de uma mulher aprisionada em seu castelo ou o dono de um escravo morto por roubo de uma jóia? Tudo isso é encontrado no roteiro Viva+POA Mistérios.

Ao mesmo tempo que conhecemos pontos muito bonitos da cidade somos surpreendidos por intervenções teatrais contando parte da história. Os próprios protagonistas das misteriosas lendas urbanas contam suas histórias. Em frente ao Museu que leva o nome de Júlio de Castilhos a sua viúva faz a leitura de uma carta deixada pelo político. Em frente ao local que seria a casa do açougueiro que fazia linguiças com carne humana, o próprio conta sua história segurando um machado e com o avental sujo de sangue. Em frente ao castelo em que uma mulher ficou aprisionada pelo seu "amante", a empregada conta o que acontecia no local. Em frente a imponente Igreja das Dores o dono do escravo morto ali conta como foi o episódio do enforcamento.

Outros pontos também são visitados como o viaduto da Borges, Palácio Piratini, Catedral Metropolitana, escadaria João Manoel, Praça Brigadeiro Sampaio e Praça Gen. Osório (Alto da Bronze). Tudo visto sob um olhar diferente durante a noite e o pouco trânsito de pessoas.



Quer ir? Acessa o Viva+POA