quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Cais Mauá

Depois da saga Pontal do Estaleiro, vencida pelos caranguejos, agora temos um novo episódio. A luta do Cais Mauá. Não podemos deixar que aconteça como o Pontal. O que aconteceu com o Pontal? Ficou abandonado, com mato, escuro e perigoso. É isso que algumas pessoas querem que aconteça com o Cais.

O texto abaixo é encontrado no blog do jornalista José Luiz Prévidi. Concordo com o texto.

Basta a Prefeitura de Porto Alegre acertar uma que os caranguejos aparecem, como zumbis.
Sempre é assim.
Lembra do que fizeram, há alguns anos, para derrubar o projeto arquitetônico que seria construído no Pontal do Estaleiro, na zona sul? Fizeram de tudo para derrubar - até um plebiscito foi realizado. Alegavam, estes biltres, que com os prédios, os ventos "mudariam de rota". Sabe o que tem lá, agora? Nada. Ou melhor, ratos e insetos.
-
O Porto de Porto Alegre não existe há décadas. Como dizem os agentes de navegação, para toda a movimentação de cargas não é necessário mais do que um cais. A grande maioria do espaço é inútil. Como o Cais Mauá, onde vai ser construído um complexo turístico.
Sabe o que essa gente que é contra a "revitalização" quer e gosta? De restaurante popular a um pila, canchas de futebol, loja de artesanato paraguaio e barro. Isso eles acham o máximo! É só dar um pulo na fétida "prainha do gasômetro". Ah, sim, e espaços para "fumar um".
-

A empresa Cais Mauá do Brasil vai investir 500 milhões de reais e só para o Estado dará um retorno de 73 milhões de reais por ano apenas de ICMS. Evidente que terá direito a explorar a área pro 25 anos, prorrogáveis por mais 25. NADA DE DINHEIRO PÚBLICO!!
-
A idiotice está reunida num grupo chamado Cais Mauá de Todos.
Os caranguejos juram que vão tomar medidas legais para tentar "barrar o andamento do projeto atual". Viram o peito da imbecilidade?  Eles não querem torres comerciais e shopping center junto ao rio. E prometem melar na Justiça, para que tudo volte a estaca zero, como há décadas.
-
Aí vejam o que aconteceu: a Prefeitura lançou uma licitação para a tal "revitalização". A empresa Cais Mauá do Brasil apresentou o projeto e venceu. Cumpriu todas as etapas e os caranguejos estavam na toca.
Quando se anuncia que a obra começa em março de 2016 eles reaparecem. Como zumbis.
-
E tem um secretário bobalhão, o do Meio Ambiente de Porto Alegre, Mauro Gomes de Moura, que disse que a Prefeitura está ouvindo a comunidade e, depois, vai decidir o futuro do Cais Mauá.
COMO ASSIM?
VAI DESRESPEITAR A LICITAÇÃO?
Será que esse Mauro Gomes de Moura é um caranguejo infiltrado na Prefeitura?
-
Agora, só podemos esperar do prefeito um rasgo de bom senso.

Nenhum comentário: