domingo, 20 de setembro de 2015

Arena e o primitivo

Desde os mais remotos tempos as pessoas se reúnem em arenas para assistir massacres e vibrar com violência. Já que culturalmente esse tipo de violência não é mais aceito de forma "normal" em público, tratamos de usar as arenas para canalizar a violência de alguma forma.

No Brasil isso acontece com o futebol. Fui na comemoração dos 20 anos da conquista do bi campeonato do Grêmio na copa Libertadores da América. Jogo valendo nada. Só pra comemorar. Jogadores de 1995 em campo.

Então tinha uma fila. Uma fila organizada. Isso até faltar cerca de 20 minutos para o horário de início da partida. Conforme o horário se aproximava, o clima da fila ficava mais tenso. Eram famílias com crianças. O tempo estava chuvoso. As pessoas que entravam passavam pela fila já na parte interna da arena e diziam que tinha gente furando. Isso deixava as pessoas que aguardavam mais tensas. Cada vez mais pessoas abandonavam a ordem da fila e se dirigiam ao tumulto que já tinha virado o portão de entrada. Em poucos minutos a chuva ficou mais forte e esse foi o incentivo que faltava para os últimos ordeiros abandonarem a sua civilidade e aderirem ao caos da entrada. Na ausência de fila, não me restou escolha. Fui para a guerra. Naquele tumulto não tinha regras. Era o portão do inferno. Pareciam pessoas fugindo do holocausto. Os que chegavam no outro lado comemoravam. Era o primeiro gol da partida. Recolher ingresso? Pra que ingresso?

Dentro da arena cadeiras. Cadeiras normais e molhadas e dentro de uma área fechada as chamadas cadeiras gold. Estas, um pouco menos molhadas. Somente pessoas com um convite especial poderiam acessar esse local. Era necessário ter uma pulseira de identificação. A divisão é feita por uma parede de pouco mais de um metro feita de acrílico. Claro que as pessoas não tiveram dúvida e começaram a pular aquele obstáculo. Em poucos minutos a área V.I.P. estava ocupada por pessoas que invadiram o espaço reservado. Ao se sentarem na cadeiras estofadas ficavam rindo de quem estava sentado nos lugares corretos. Mas quem ri por último ri melhor. Pelo menos nesse caso. Os invasores foram retirados do local pelos seguranças.

Qual o motivo de as pessoal furarem a fila, desorganizarem tudo, pularem e invadirem uma área reservada? Não sei.

Claro que isso não acontece só no futebol. Acontecer em qualquer lugar. Pode não ter nada a ver. Mas acho que as arenas despertam algo primitivo nas pessoas.