quinta-feira, 2 de agosto de 2007

|Saneamento Básico - O filme|



Jorge Furtado percebeu que estava fazendo filmes iguais. Conforme declaração dele, todos os filmes feitos antes de Saneamento Básico – O filme poderiam ter a mesma sinopse: “Jovem tímido e inteligente faz tudo pela mulher amada”.

Ele resolveu mudar e fez o melhor filme de comédia brasileiro que eu já vi. Com tiradas inteligentes e piadas que não caem na mesmice dos humorísticos da Globo. Atores que são os melhores desta nova “safra” muito bem entrosados.

"Saneamento básico, o filme" conta a história de uma comunidade que tenta conseguir dinheiro para construir uma fossa na cidade, mas a única verba disponível na prefeitura é para financiar o projeto de um filme. Sem saída, eles decidem então filmar uma obra de ficção para conseguir a grana.

O tema “problemas ambientais” ainda carecia de uma abordagem no cinema. De uma maneira sutil, com grandes pitadas de humor, Jorge Furtado foi feliz neste desafio. Para não deixar passar em branco meu bairrismo, vale lembrar que o filme foi gravado na Serra Gaúcha, um dos cenários mais bonitos do mundo.

Antes do fim:




O cabelo faz do homem um ser misterioso que carrega na cabeça, na parte do corpo que é mais nítida e mais marcada, uma coisa rebelde como um mar e confusa como uma floresta. Está quase fora do corpo, é uma espécie de jardim privado, onde o dono exerce à vontade sua fantasia e sua desordem. É qualquer coisa que cresce e que transborda como se estivesse livre do domínio da alma.


Gustavo Corção
Três alqueires e uma vaca
Rio de Janeiro, Agir,1961
Fala de Silene em Saneamento Básico - O filme

2 comentários:

E! disse...

realmente, o filme e de uma tirada muito boa, e é valido lembrar que essa leva de artistas que está no filme e também estreando por ai é muito boa.

lembro que quando saiu o filme vi uma entrevista com o Jorge Furtado e realmente os filmes estavam tudo igual, diria que não era de se esperar, afinal era mais uma "globo produções". De fato filme bom e é claro o jeitinho brasileiro de resolver os problemas vai mais uma vez sendo mostrada na telona, vergonha porém verdade!


e quando terá novos pod´s????

Anônimo disse...

Como uma boa romântica, achei que o final seria diferente.
No mais, adorei o filme, pois adoro humor inteligente!

Beijos... te amo!

Aline