terça-feira, 21 de agosto de 2007

|Televisão|

Esta bem interessante a briga dos meios de comunicação aqui no Rio Grande do Sul. Finalmente chegou alguém para peitar a RBS/Globo. A Record que nos primeiros meses deste ano adquiriu o Sistema Guaíba/ Correio do Povo chegou em busca da liderança. Hoje o mercado gaúcho é dominado pela RBS seguido de longe pelo SBT. A Record montou uma boa equipe de profissionais, muitos deles “roubados” da RBS e esta na briga.

Desde a inauguração exibe três telejornais locais e o fornecimento de matérias para os programas Nacionais da Rede Record cresceu bastante. A RBS para não ficar para trás inaugurou estúdio novo para apresentar seu telejornal no mesmo dia da inauguração da Record no RS.

Além do canal 2, a Record também assumiu as rádios Guaíba AM e FM, e já partiu para o ataque contratando Rogério Mendelski, líder de audiência nas manhãs da Gaúcha por muitos anos. Em FM ainda não foram feitas modificações, o que é urgente pois nunca ouvi falar de ninguém que escute a programação da Guaíba FM.

O jornal Correio do Povo ainda não apresentou grande mudanças, afinal é um jornal tradicional e conta com quase 200 mil assinantes, qualquer mudança deverá ser muito bem estudada. O que já pode ser observado são fotos mais ampliadas, ocupando espaços maiores principalmente na capa.

Junto a isso, quem corre por fora é a ULBRA TV no canal 48 UHF que esta formando uma boa Rede e inserindo jornalismo de qualidade na programação. Inclusive vem aí uma parceria na área de esportes da ULBRA com a rede PAMPA.

O gaúcho só tem a ganhar com toda essa movimentação, afinal, sempre é interessante saber mais de uma versão dos fatos.

Antes do fim:
Em paralelo a toda a agitação da transferência da Record para a o Canal 2, a Pampa foi obrigada a mudar de programação e passou a transmitir a Rede TV no Rio Grande do Sul. Vários programas da antiga Guaíba migraram para o canal 4 e outros programas foram criados. Um desses novos programas é o Studio Pampa, que sem sombra de dúvida é a pior coisa da TV. A apresentadora não sabe o que fazer, sempre tem uma banda ruim de pagode tocando muito alto, os comentaristas são péssimos ilustres desconhecidos e a equipe passa um bom tempo do programa dançando ao som da banda.
Bisonho.

4 comentários:

Fernanda de Oliveira Carpes disse...

Gaúcha, Gremista e Gostosa.
No momento:
Gaúcha, Gremista e Gorda!!!
Bjo!

Anônimo disse...

Quanto mais versões tiverem sobre um mesmo assunto, maior será a gama de informações que chegará ao público, que por sua vez terá maiores opções na hora de dar a interpretação e formar sua opinião.
Válido, muito válico.

Beijos... te amo!

Aline

Hanna Estevam disse...

O aumento da concorrência é quase sempre muito bom. Digo "quase sempre" pois a concorrência nos meios de comunicação, pelo que vejo, torna-se apelativa. "O que já pode ser observado são fotos mais ampliadas, ocupando espaços maiores principalmente na capa" li esse techo e me passou um filme na cabeça, ou melhor, alguns livros de sociologia e discussoes que mostram os impressos próximos a TV: sociedade imagética. Fiquei aqui pensando: será que esse sinal mostra qualidade ou sensacionalismo? Será que é conteúdo ou estratégia? Esperarei as cenas dos próximos capítulos. Pq o resultado final aqui onde moro, foi uma generalização do baixo padrão de jornalismo.

Um abraço!

Ps.: Estou com blog novo, mas ainda não postei nada! rsrsrs São tantas coisas a dizer, que acebei não dizendo nada. Ainda... hahha

Anônimo disse...

Bha como tu ta escrevendo bem, e melhor, falando de Tv coisa q jamais pensei que fizesse!
Mas parabens pelo texto, tens toda a razão no que escreveste, o jornal da extinta Guaiba ta mto bom memso, mil vezes melhor q a RBS!

Abraço