terça-feira, 7 de agosto de 2007

|Goya|

Embalado por ótimas indicações, fui no domingo conferir a exposição das gravuras de Francisco José de Goya y Lucientes que estava no MARGS.

Bastante gente deslumbrada com os detalhes das obras, até que depois de algum tempo fui contemplado com uma lupa para apreciar os detalhes do traço, algo que nunca antes havia tentado.

Quanto às obras em si, gostei bastante, e fiquei impressionado pela riqueza de detalhes que demonstraram que a lupa não era 100% frescura. As gravuras sobre touros são bem bacanas, mas o destaque é sem dúvida a coleção Los Caprichos, de 1799, a primeira do artista. Ferocidade absurda e críticas nada sutís estão nas 80 gravuras como a que segue abaixo. Bruxas se embelezando na penteadeira, anjos peidando, burros de jaleco tomando o pulso de pacientes terminais. Arte.

Antes do fim:
Engraçado como são as pessoas. Se a polícia nada faz, reclamam que ela não serve pra nada. Quando a Brigada Militar finalmente resolve parar de brincar de revistar donos de carros e passa a correr atrás de pessoas que não cumprem a Lei, sempre tem aqueles defensores fracos e oprimidos para dizer que a Polícia esta abusando do poder e da autoridade. Parabéns para a Polícia que no domingo estava no Brique da Redenção tirando os vendedores ambulantes das ruas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu juro que eu tento entender esse lance de arte! Mas é complicado!
Como é que essas pessoas conseguem imaginar e transcrever para o papel traços que significam tantas coisas diferentes? e como é que tem pessoas que consegeum entender?
Adoro ficar me perguntando essas coisas, mas confesso que só entendo de fazer bolos e balanços!

A Polícia gosta é de provalecer em cima dos vendedores de algodão doce. Porque não vâo para o morro pegar bandido e traficante ao invés de ficar dando pau em vendedor de pulseiras?

Não sou a favor dos camelôs, apenas sou contra a maneira estúpida que a Polícia tem de abordar aqueles que não têm como se defender...

Beijos... te amo!

Fernanda de Oliveira Carpes disse...

escrevi um monte... não saiu meu coment agora cansei.
bah tô pura dor de cabeça desde a tarde. vou tomar um chá (k chá ça) e paracetamol. b.