quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Star Wars - O Despertar da Força (com revelações do enredo)

Conforme já escrevi no texto anterior, o filme é espetacular. Muito bom mesmo. E se quiser saber detalhes sobre o que eu achei da produção o texto é anterior a este e não contem revelações do enredo.

Se não quiser saber sobre o enredo, não leia o que vem a seguir.

Agora é o momento de falar sobre a história. J.J. Abrams respeitou muito a trilogia original. Respeitou tanto que fez quase uma releitura de Episódio IV - Uma nova esperança. O enredo ficou muito parecido. Como não poderia deixar de ser, tem a jornada do herói, dessa vez uma heroína. Tem um vilão com máscara, tem um velho personagem assumindo o papel de tutor, tem uma estrela da morte a ser destruída, tem um androide com uma informação valiosa, tem um grupo que quer salvar a mocinha e tem o conflito entre o bem e o mal. É Star Wars.

O novo androide queridinho BB-8 assume o papel de ser o encarregado de guardar a informação secreta que todos querem (nesse filme um mapa com a possível localização de Luke Skywalker). A heroína vive num planeta desértico sem ter muito conhecimento da força. Han Solo faz as vezes de Obi-Wan e a introduz no caminho da força. Assim como o primeiro mestre de Anakin (Qui-Gon Jinn) e de Luke (Obi-Wan) o primeiro "mestre" de Ray morre. Porém, não é só uma morte. Tem muito mais por trás dessa morte.

O primeiro mestre o Ray é Han Solo. Pai de Ben Solo, o homem por trás da máscara do vilão Kylo Ren. E em Star Wars para que a força venha com bastante intensidade o cara tem que enfrentar seu tutor/ pai. Foi assim com Anakin enfrentando Obi-Wan e foi assim com Luke enfrentando Vader. Mas Kylo Ren tem que tomar bastante Toddy para se tornar um vilão aos pés de seu avó. A roupa dele é legal, a mascara é legal. Mas quando ele tira a máscara, eu esperava um ser desfigurado ou pelo menos com uma cara feia de vilão. Ele tirou a máscara e deu vontade de rir. Não tem motivo nenhum para ele usar máscara. No máximo tem uns chiliques e destrói tudo em volta com seu sabre de luz turbinado.

Han Solo morre. Ele passa o bastão para a nova geração de personagens. Sua morte foi bem feita e faz todo o sentido para a história. Ele tenta resgatar seu filho do lado negro. Diferente de Vader que tentou fazer o contrário. É mostrado que Kylo Ren tem um conflito nele. O lado negro é forte nele, porém, sofre com lampejos de ser bom. Ainda não sabemos quem é Snoke e onde ele estava este tempo todo. Faz talvez ele estivesse até mesmo por traz dos Sith, por que não? 

Rey é a moça abandonado que tem a força. Nada sabemos da sua origem. Ao que parece ela fou deixada sozinha no planeta Jakku. Ela espera que alguém a busque. Ela é capturada e Kyle Ren não consegue entrar em sua mente. Ao contrário, mesmo sem ter treinamento é Ray quem consegue atingir a mente de Kylo. Logo em seguida Ray controla um Stormtrooper (sem treinamento da força) igual Obi-Wan faz no episódio IV. Mais tarde ao enfrentar Kylo ela faz com que o sabre de luz venha em sua direção sem carregar pedra ou correr pelo pântano como Luke. Enfrenta o vilão de igual e por detalhe não o derrota. A força veio fácil para Ray.

Sobre Finn, será ele apenas um novo Jar Jar Binks? Ou terá um papel mais nobre no futuro?

Toda a parte política da história ficou sem explicação no filme. Sabemos que as lideranças existem mas são frágeis. Não sabemos como a Nova Ordem conseguiu ficar com todo o poder militar do império. Não sabemos como Kylo Ren deixou de ser Ben Solo. Não sabemos como a Resistência não notou que estacam construindo uma nova Starkiller muito maior que as anteriores.

Nenhum comentário: