quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Star Wars - O Despertar da Força


Sim! Eu já vi Star Wars – O despertar da Força. Fui surpreendido muito positivamente. Superou minhas expectativas. Apesar de saber que dificilmente J. J. Abrams faria algo ruim, tinha meu receio. 
 
É a continuação de O Retorno de Jedi. Passaram-se 30 anos. O Despertar da Força faz renascer (ou nascer em novos) em centenas de milhões de espectadores ao redor do mundo a Força. E faz isso muito bem.

Esqueça aquele ambiente criado nos episódios I, II e III. Estamos de volta ao clima e muito mais próximos dos cenários dos episódios IV, V e VI. E isso é bom. Personagens inesquecíveis, como Luke Skywalker, Princesa Leia Organa, Han Solo e Chewbacca poderiam voltar às telas? J.J. mostrou que não só podem, como fez isso de forma magnífica.

Novos personagens também são logo mostrados. Afinal, ninguém dura para sempre. Poe Dameron (Oscar Isaac, de Ex-Machina: Instinto Artificial), o robô BB-8 (que vai vender muito), Finn (John Boyega, de Ataque Ao Prédio) e Rey (Daisy Ridley, em seu primeiro longa), pela Resistência e Kylo Ren (Adam Driver, de Enquanto Somos Jovens), Capitã Phasma (Gwendoline Christie, de Game of Thrones) e General Hux (Domhnall Gleeson, também de Ex-Machina: Instinto Artificial), pela Primeira Ordem. E, outros antigos personagens da saga vão reaparecendo como Han Solo (Harrison Ford), Chewbacca (Peter Mayhew), que receberam aplausos em suas aparições, Lea Organa (Carrie Fisher) e C-3PO (Anthony Daniels).

Antigos e novos atores interagiram muito bem. Alguns antigos atores ficaram em segundo plano para servir de escada para os novos e assim dar sequência a saga. Tudo fluindo muito bem. John Boyega está bem no papel de alguém que percebe estar no lugar errado e muda seu destino. Daisy Ridley faz um dos papéis que será muito comentado nos próximos anos. Harrison Ford parece ter feito Han Solo ontem. Retomou o personagem de mais de 30 anos naturalmente.

Acredito que muito da culpa de todos conseguirem um bom nível de atuação no filme foi a direção de J. J. Abrams. Ele respeitou o legado de George Lucas, e aproveitou bem os avanços tecnológicos das últimas décadas para dar rapidez às cenas de perseguição de naves e às de luta. Tem uma cena da câmera se movimentando ao lado da nave que é ótima (deve ser maravilhosa no IMAX). A fotografia também é ótima. 

O que achei que poderia ter marcado mais foi a música. Não chega a ser ruim, até porque uma trilha de John Willians não tem como ser ruim. Mas não chega a ter uma nova Marcha imperial para o novo vilão ou coisa assim. Também não sei se precisava. 

Sobre os efeitos especiais, não são em excesso. Estão em boa quantidade. Talvez o 3D seja ate dispensável, não acrescenta muito. 

Depois de muita ansiedade para ver essa estreia, gostei muito do filme. Recomendo. Não vou dar informações sobre o enredo. Apenas indico que levem lenços. Tem muita gente para assistir ainda. Mas se procurar já tem a sinopse até na Wikipedia.

Um comentário:

marta disse...

E não dá nem pra entrar nos fóruns e comentar pq muita gente ainda não viu. Estou chocada, também não fazia ideia de qual linha JJ seguiria (ou se ele sequer seguiria alguma) mas faz muito sentido, pela cronologia da saga (não a dos filmes), que ele tenha mantido o cenário quase apocalíptico da trilogia original ao invés da democracia requintada da República Galáctica. JJ é o cara. E Harrison Ford pode até morrer de velhice, mas não ficará velho jamais!