Assisti um dos grandes vitoriosos do Oscar 2014, Clube de Compras Dallas é daqueles filmes framáticos que gostam de ganhar prêmios.
Grandes atuações com atores irreconhecíveis e oscarizados Matthew McConaughey (como Ron Woodroof) e Jared Leto (como Rayon) devido as suas entregas aos papéis.
Ron é um cowboy machista que descobre ter apenas 30 dias de vida devido estar infectado com HIV. Inicialmente ele não acredita no diagnóstico por entender que essa é uma doença de homossexuais. Na medida em que sua saúde vai piorando ele vai procurar estudar e conhecer mais sobre sua doença.
Os amigos o abandonam devido ao preconceito e ele encontra o travesti Rayon que vende metade de sua porção da droga ainda experimental AZT.
Ron descobre que no México reside um médico que trata pacientes com drogas alternativas ao AZT e após sentir na pele a eficácia do tratamento volta a Dallas e começa a traficar medicamentos e repassa-los para doentes que não conseguem o AZT.
Ele inicia uma luta contra as autoridades para conseguir legalizar o seu negócio e ajudar no tratamento de aidéticos. Assim como conseguir viabilizar o seu próprio tratamento.
Dos 30 dias de vida, Ron vive 7 anos. Perde suas lutas na justiça pelo direito dos doentes utilizarem o medicamento que entenderem ser melhor.
O filme perde um pouco do pique a partir da metade. Ele poderia ser melhor editado e ter menos tempo. Acaba por repetir algumas situações sem necessidade.
Mas é um ótimo filme. Deve ser visto.
Antes do fim:
Melhor que o filme foi o pate papo e a companhia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário