segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Um ciclo se encerra

Quando iniciei a graduação, eu não tinha e-mail. Fiz o primeiro na Unisinos. O endereço era o meu número de matrícula. Ter e-mail era coisa para poucos.

Quando iniciei na graduação eu nem namorada tinha.

Quando iniciei na graduação eu trabalhava no estoque de uma loja no shopping. Simplesmente empilhava sapatos. Acho que pesar no mínimo 30 quilos a menos que hoje.

Lá, quando iniciei na graduação, tinha conta no banco Meridional que virou Bozano Simonsen que virou Santander e antes de tudo isso era Sulbrasileiro. Naquele tempo, a poupança Bamerindos estava numa boa. Não existia a 3º Perimetral e o PT era dono da Prefeitura de Porto Alegre. O PT era um partido sério. O PMDB já era confuso. Não existia o PSOL.

Naquele tempo as compras de casa eram feitas no supermercado Real. Não existia o Bourbon Country, o Barra Shopping, o Shopping Total e o Camelódromo. Para pegar um ônibus, tinha que ter o dinheiro na mão ou ter um fichinha furada.

Poucas pessoas tinham celular. Não existia internet 3G. Tv a cabo também era para poucos. Não tinha transmissão da Rede Record em Porto Alegre. Acho que para ver um filme em casa tinha que ir em uma locadora de videos e escolher um título em VHS. Naquele tempo existia cinema fora dos shoppings. Tinha o Imperial, o Guarani, o Baltimore. Não se pensava em TV de plasma, LCD ou digital.

Não existiam emos e coloridos. Não tinha parada gay. O carnaval de Porto Alegre era próximo ao centro. O Inter não era campeão do mundo. Não existia terceiro lugar no campeonato mundial de clubes. Ninguém tinha ar condicinado split.

Hoje fiz minha última prova da graduação. Vou ser diplomado administrador. Me senti estranho ao fazer essa prova. Fiquei nervoso. Nunca tinha feito uma prova com tanta aflição. Todo o medo e insegurança que as pessoas costumam ter na apresentação do TCC tive na minha última prova. Eu, que sempre fiz minhas provas rapidamente fui o último a entregar. A última prova, no último dia de aulas de 2010 e o último a entregar.

Um comentário:

Anônimo disse...

É... este sentimento é único.. a tua ficha caiu... bem vindo ao mundo dos formandos!
Daqui a pouco estará diplomado!
Aline