terça-feira, 21 de junho de 2005

|Coisas Novas|

Batman
Este final de semana assisti ao filme Batman Begins. Acheo o melhor filme do homem-morcego já feito. Ele explora muito bem a lenda do personagem, mostrando de onde surgiu e como foram feitas as armas. Aqueles vilões conhecidos de outros filmes são deixados de lado. Ele enfrenta um inimigo “normal”. A cena da morte dos pais do Batman é exatamente igual a que todos viram nos quadrinhos.

Escotismo
Akelá, bivaque, jamboree!
Não entendeu? Esses termos fazem parte do estranho mundo dos escoteiros, que têm como fundamentos a socialização, desenvolvimento do caráter, dever com Deus, com o próximo, consigo mesmo e respeito à natureza.
Fogueira, churrasco, meninada correndo e gritando ‘‘sempre alerta’’? Não tem. Mini-quartel com pessoas batendo continência, símbolo da paz ou coisa parecida? Também não é assim. E Huguinho, Zezinho e Luizinho, os escoteiros da Disney? Nada a ver!
Você jovem, 30 e poucos, e nem tão jovem assim, 40 e alguma coisa, com vontade de fazer algo para melhorar o mundo e sua comunidade — e não ganhar nenhum tostão por isso, que fique bem claro — pode, sim, ser um escoteiro. Bem, o escoteiro adulto não será um beneficiário, sua função é a de facilitador. Quer coisa mais nobre?
‘‘Sempre acham que os escoteiros são vendedores de biscoitos ou de chocolate. Ou que tem cursos de sobrevivência na selva, sabemos fazer fogo com galhos de árvores e vivem repetindo sempre alerta! É claro que os escoteiros tem uma noção maior de algumas coisas, mas não é uma super-radical’’.
Com a mão esquerda
Se alguém lhe cumprimentar com a mão esquerda e separar bem o dedo anular do mínimo, sim, ele é um escoteiro. O aperto de mãos é mundial. Começou quando Baden-Powel — fundador do movimento, não o músico —, visitou a África e estendeu a mão direita para cumprimentar o chefe de uma tribo. O que fez o líder? Botou a mão esquerda na jogada. A explicação: os guerreiros seguram o escudo com a mão esquerda. Quando largam o escudo e estendem a mão para cumprimentar outra pessoa, mostram confiança e respeito. Captou? Já os dedos separados? Bem... Talvez pela posição com que segurava o escudo, os dedos do guerreiro ficaram um pouco abertos. Em tempo: o nome do músico brasileiro Baden Powell é uma homenagem ao fundador do movimento. O violonista, acreditem, nunca foi escoteiro, mas seu pai era fascinado pelo assunto.
Texto adaptado do Jornal Correio Braziliense.

Antes do fim:

Eles foram escoteiros:
· Fernando Sabino, escritor;
· Agnaldo Timóteo, cantor e ex-deputado;
· Juscelino Kubitschek, ex-presidente da República;
· Maria Bethânia, cantora;
· Maria Clara Machado, escritora, dramaturga e diretora;
· Paul McCartney, ex-Beatle;
. Neil Armstrong, primeiro astronauta a pisar na lua.

Nenhum comentário: