segunda-feira, 20 de junho de 2016

Viagem: Minas do Camaquã



Minas do Camaquã é um distrito de Caçapava do Sul/RS. O lugar teve seu apogeu com a instalação de minas para exploração de minério e hoje com as jazidas esgotadas e os locais de exploração abandonados, tenta encontrar uma utilidade e fonte de renda. A exploração do turismo parece a melhor saída.
Caçapava do Sul/RS

A localidade se tornou uma cidade fantasma. No alto de seu esplendor chegou a ter mais de 5.000 habitantes. Hoje conta com cerca de 500 moradores. Tem um comercio voltado para abastecimento alimentar da população. Não tem lojas. Não tem grandes restaurantes. Não tem um turismo de massa.
As atrações são os prédios históricos abandonados, as formações montanhosas e as ruínas das minas abandonadas. Também existe uma certa curiosidade em torno de relatos de pessoas que avistaram Óvnis. Tudo poderia ser melhor organizado com pouco investimento e com grandes retornos para a população. Não se vê muitas pessoas nas ruas. Não tem entretenimento. É um bom lugar para se esconder por um tempo após cometer algum crime. A série "Animal" produzida pelo canal GNT foi filmada no local.

Rua em frente a pousada
Ao andar pelas ruas vazias o sentimento é de fim de festa. Coisas fora do lugar. Equipamentos abandonados. Prédios empoeirados. Silêncio. As vezes parece uma cidade cenográfica. Todas as casas muito parecidas. Tudo um dia teve seu lugar. Tudo um dia teve seu propósito de estar ali.
Fui conhecer o local devido a curiosidade sobre a mina abandonada, possibilidade de boas trilhas na natureza e pela beleza do local. Fui com um grupo da Awakening Turismo guiado pela Ângela. Abaixo alguns lugares visitados.

Barragem João Dias

Hospedagem
Ficamos hospedados na Minas Outdoor Sports. A empresa é o operador de turismo oficial do lugar. Detendo exclusividade na exploração dos pontos de interesse. O local é aconchegante e o atendimento é bom. O prédio da instalação é uma antiga cozinha central que atendia aos mineiros adaptada para receber hospedes. Fica num ponto central da cidade.

Minas
Para acessar a área das minas subterrâneas e da mina a céu aberto é necessário contatar a empresa Minas Outdoor. Eu esperava que entrássemos mais na mina subterrânea. São cerca de apenas 50 metros no interior da terra. A mina a céu aberto é grandiosa. Incrível o tamanho do lugar. Incrível também como uma empresa pode transformar tanto um lugar e deixar tudo abandonado. Máquinas e equipamentos virados em sucatas são avistados em vários locais. O guia poderia contar mais da história do lugar. Trazer fatos curiosos sobre o lugar.
Mina do elevador

Mina a céu aberto

Prainha
A água que desagua da barragem forma uma praia que no verão deve convidar para um banho. Em meio a duas grandes formações rochosas corre entre pedras o belo riacho. É possível avistar a descida da tirolesa e escutar o grito dos mais assustados.
Pedra da Cruz (sem cruz)
Barragem João Dias - entre a pista de arvorismo e a tirolesa

Cine Rodeio
Tamanha era a pujança da localidade que um belo prédio de madeira em estilo velho oeste abrigava o cinema. Não esqueça seu lenço no rosto para tirar uma foto ao melhor estilo nas portas que abrem como um saloom.

Bomba de combustível de 1928

Tirolesa
Uma tirolesa com 1.100 metros é o maior divertimento para os visitantes. A velocidade da descida chega aos 50Km/h. O desafio é chegar até o cume do Morro da Cruz com um restinho de folego para gritar na descida. Aliás a cruz do Morro caiu em algum temporal e não foi reposta.

Guaritas
Na estrada de terra que leva até o distrito existem formações rochosas chamadas de Guaritas. São lindas formações com aparência formidável. Lembra cenário de desenhos do Papa-Léguas. É possível contatar com moradores das proximidades que fazem parte de uma associação e poderão conduzir os interessados até o alto das pedras. O visual vale muito a pena.






Cidade
Os “restos” dessa cidade são de grande importância cultural para a região. Prédios com história. Lugares que já tiveram muita vida. Deveria ter um melhor aproveitamento turístico. É um museu a céu aberto.

Nenhum comentário: