quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Valorização

A valorização de um funcionário vai muito além de aumento de salário ou gratificações por produtividade. Quando falamos em valorizar o funcionário a primeira coisa que vem a cabeça é aumentar o salário. Mas e o resto?

O que adianta recompensar monetariamente se a cadeira do funcionário é torta ou desconfortável? O que adianta aumentar o salário se o ar condicionado não funciona direito? Ou quando funciona faz um barulho extremamente irritante. Recompensar o funcionário depois de um certo nível e especialização é mais complexo do que parece.

A pessoa que esta oferecendo seus serviços para a empresa já é bem remunerada, já tem plano de saúde e plano odontológico. O que pode querer mais?

O funcionário quer atenção. Quer ser notado. Quer receber um carinho especial. Quer um prêmio exclusivo. Esse prêmio pode ser desde uma boa vaga no estacionamento até a assinatura de uma revista. Quer ganhar uma folga quando não espera. Quer poder escolher o horário de trabalho ou simplesmente ter uma boa iluminação em sua sala. As vezes ter o material que precisa para desempenhar suas tarefas ou uma limpeza no piso amarelado da sala já é uma forma de valorizar o trabalho de um funcionário.

A falta desse tipo de cuidado pode gerar frustração e o talento pode ser perdido. E como contornar isso?

A conversa do gestor com sua equipe é fundamental. Esse gestor deve sempre estar atento ao que acontece e um passo a frente das necessidades que surgem. Dar parabéns e apertar a mão depois de um trabalho bem feito é uma forma de valorizar. Mas é pouco. Cada funcionário tem suas características e nem todos gostam de brindar vitórias em jogos de futebol ou rodadas de cerveja. Tecnicamente o funcionário pode ser muito bom mas a conversa sobre música sertaneja e futebol o enjoa no almoço. Que tal oferecer um questionário para descobrir os passatempos, hobbyes e gostos do funcionário?

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