terça-feira, 30 de setembro de 2008

|Cabeleireiros|

A visita mensal ao cabelereiro para mim é um mal necessário. Não tenho o cabelo dos mais comportados e passado alguns milimetros da medida ideal, a juba já começa a ficar revoltada e a missão diária de pentear o cabelo fica dificultada. Sempre achei o ritual do corte de cabelo uma missão um tanto chata.

Cabelereiras, cabelereiros ou barbeiros. É sempre a mesma rotina com pequenas variações dependendo do local em que se vai ou do sexo do profissional.

Em salões em que as mulheres são as responsáveis pelos cortes, o assunto predominante são novelas ou fofocas das chamadas "celebridades". As revistas na sala de espera são: "Caras", "Contigo" ou "Minha novela". Sempre de três meses atrás.

Em cabelereiros masculinos os assuntos inevitáveis são futebol, política, mulher e tempo.  As revistas vão de "Sexy" a "VIP" não esquecendo do "Diário Gaucho". Mas o assunto que impera é futebol. Impossível ir cortar o cabelo e não falar da rodada do domingo do campeonato brasileiro. O assunto sempre começa com o cabeleireiro tentando nivelar o assunto com a tradicional frase: "E aí? Como foi o teu time?" Dependendo da resposta ele vai descobrir se o cara é gremista ou colorado. Se for do mesmo time o assunto engrena, se for de times adversários o assunto vira discussão ou acaba por ali. Para acabar o assunto vem a frase: "E esse tempo..."

Mas, só pra me fazer ficar surpreso, dias atrás fui realizar o ritual do corte de cabelo. Sentei no poltronão da salão e já fiquei aguardando as indagações sobre o tempo e o meu time quando, na primeira fala descobri que o profissional era castelhano. Seria pior ou melhor o papo do castelhano? Fiquei na espectativa aguardando o que viria.

O castelhano era chileno, já tinha morado na Argentina, no Uruguai e tinha pequenas passagens pela Europa. Veio para o Brasil a uns 10 anos mas mantém o sotaque porque as mulheres gostam. Morava no Rio de Janeiro e veio visitar o Forum Social Mundial em Porto Alegre e nunca mais saiu daqui. Apaixonou-se pela cidade. Conversamos sobre o desenvolvimento dos países do Mercosul, a busca por novas fontes de energias, a inércia do povo brasileiros frente a ineficiencia dos serviços públicos e sobre separatismo. um cabeleireiro diferente, com um papo acima da média dos outros. 

Para quem quiser conhecer, o Chileno corta cabelo na Rua Andrade Neves esquina com a General Câmara tem que perguntar pelo Chileno pois esqueci o nome dele e neste salão devem ter uns 20 cabeleireiros. 

Antes do Fim:

Suposto Alcaide
  • José Fogaça - demorou a dizer que seria candidato a reeleição tanto quanto demorou a fazer alguma coisa na cidade;
  • Manuela - acredito que o PPS vai cobrar por bancar a campanha de uma candidata do PC do B um partido que em Porto Alegre sempre foi sombra do PT e não teria como abraçar sozinho uma candidatura inevitávil. Casoo eleita pode não cumprir todo o mandato para se candidatar ao Governo do Estado;
  • Maria do Rosário - o melhor que o PT deveria ter feito era ter indicado o vice da Manuela;
  • Onyx - Não parece a vontade e tem propostas de difícil implantação. Não combina com a campanha e não tem nada a ver com o seu vice Mano Changes;
  • Marchezan - focou a campanha na saúde. É do partido da queimada governadora do Estado;
  • Carlos Gomes - quer um trem bala até a praia!!!;
  • Vera Guasso - quer fazer greve;
  • Luciana Genro - a mais esforçada. Alisou o cabelo, não esta gritando, esta sorrindo e aparentemente virou simpática. Acredito que é a que mais fez esforços para ser Prefeita. Votaria nela.

17959

5 comentários:

Nine Stecanella disse...

Incrível como algumas coisas permanecem sempre limitadas a um gênero!

Anônimo disse...

Sabia que tu és um ridículo?

Mauro disse...

E quem não é ridículo????

Fernanda de Oliveira Carpes disse...

passei por aqui. muito bom o teu texto. eu achei. um beijo. fê.
*** tu és um ridículo - que "xingamento" educado.

Bruna disse...

Muito bom o texto! Ia perguntar se tu era gay, mas quando terminei de ler entendi...srrsr um beijo