segunda-feira, 16 de abril de 2007

|Bebês|

Já faz um tempo que eu estava com este texto na manga para publicar e finalmente chegou a hora. Ele foi retirado do jornal Zero Hora hoje, eu achei super bacana o texto do cronista David Coimbra e assino embaixo. Afinal daqui a alguns meses vou ser titio e terei algumas festinhas pra ir.


Magrela é como chamo a Mariana Bertolucci, aqui do Segundo Caderno. Dias atrás, a filhinha dela, Antônia, completou um ano. Não pude ir à festa, tinha Feira do Livro, Café TVCOM e tal. Aí, no outro dia, a Magrela ralhou comigo:

Não foi, pelintra!

Fiquei chateado, pensando que a Antônia pode ter sentido minha falta e tudo mais, até que lembrei: ela estava fazendo um ano, pô!
Nem sabe que está de aniversário. Só que é impossível usar esse tipo de argumento com pais de nenês. Há muitos deles, aqui na Redação. A todo momento um diz:

- Já viu o meu bebê? Tens que ir lá em casa, ver o bebê.

Por que nunca ninguém aparece e me convida:

- Já viu minha prima? Precisa ver minha prima. Ela tem 19 anos, está voltando da praia agora. Bronzeadinha. Foi miss, inclusive. Ela passa o dia na piscina lá de casa, com aquele biquíni do tamanho de uma fatia de pizza onde não cabe meio tomate. Às vezes faz topless. Uma lindeza, minha prima. Vai lá em casa, ver a minha prima.

Mas, não. Para isso, ninguém me convida. Só me convidam para ver nenês e, se não vou, ficam brabos. Não é mesmo um Estado de intolerâncias?


Antes do Fim:
Eu e a Aline assistimos a peça Hamlet Sincrético a uns dias atrás e não cheguei a comentar aqui. Vale muito a pena assistir, a peça é bem fiel ao texto de Shakespiere mesmo sendo ambientado em um cenário de cultura afro-brasileira. Abre a cabeça e vai quando voltar a cartaz.

segunda-feira, 2 de abril de 2007

|Voltem ao Ponto de Reunião|



Prezados Escoteiros,

Se porventura vocês tiverem visto a peça "Peter Pan", deverão estar lembrados de que o chefe-pirata estava sempre fazendo o seu "discurso de moribundo", porque receava que, possivelmente, quando chegasse a hora de ele morrer, não tivesse mais tempo para dizer tais coisas.

Acontece quase a mesma coisa comigo e, assim, e embora neste momento eu não esteja morrendo - qualquer dia destes eu morrerei - , quero enviar a vocês uma palavra de despedida.

Lembrem-se de que será a última vez que vocês ouvirão minhas palavras. Portanto, pensem bem nelas. Eu tenho tido uma vida muito feliz e quero que cada um de vocês também tenha uma vida feliz.

Acredito que Deus nos colocou neste mundo alegre para que sejamos felizes e para gozarmos a vida. A felicidade não provém do fato de ser rico, nem meramente de ter sido bem sucedido na carreira; e, tampouco, de sermos indulgentes para com nós mesmos. Um passo na direção da felicidade é o de tornar-se saudável e forte enquanto se é ainda um jovem de sorte que possa vir a ser útil e, dest'arte, gozar a vida quando for homem.

O estudo da natureza mostrará a vocês quão repleto de coisas belas e maravilhosas Deus fez o mundo para vocês gozarem. Alegrem-se com o que receberam e façam bom proveito disso. Olhem para o lado brilhante das coisas, ao invés do lado sombrio delas.

Contudo, a melhor maneira de obter felicidade é proporcionar felicidade à outras pessoas. Tentem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram e, quando chegar a vez de morrerem, possam morrer felizes com o sentimento de que, pelo menos, não desperdiçaram o tempo, mas sim fizeram o melhor que puderam.

Estejam preparados, desta maneira, para viverem e morrerem felizes, sempre fiéis à Promessa Escoteira de vocês, até mesmo depois que deixarem de ser jovens - e que Deus os ajude a cumpri-la.

Seu amigo,
Baden-Powell


Que bom se todas as pessoas tivessem tempo de escrever sua carta de despedida como fez B.P. Por vezes, as coisas acontecem tão surpreendentemente que não nos damos conta de que a qualquer momento podemos encontrar um obstáculo que vai nos tirar da trilha.

Hoje pela manhã faleceu um amigo, uma pessoa que eu conhecia a bastante tempo, (e como é difícil manter as pessoas por perto por tanto tempo... ).


Hoje o dia começou com um Escoteiro a menos no mundo.