segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Vasectomia

Passados 10 meses do nascimento do Guillermo, chegou o momento de encerrar minhas atividades de reprodutor da espécie. Decidi por fazer uma vasectomia. O processo não é tão simples como eu acho que deveria ser. Acredito que deveria ser incentivadas ações de pessoas que não querem ter filhos, no entanto, existem empecilhos.
1º Passo: escolher um urologista. Eu escolhi o urologista pela internet. O critério que eu utilizei era o de realizar o procedimento coberto pela Unimed. O escolhido foi o médico João Pedro Telles.
2º Passo: na primeira consulta o médico explica como funciona todo o procedimento, riscos, dificuldade de reversão, benefícios e sobre a necessidade de ser uma decisão do casal. É necessário levar os documentos para consentimento da esposa, reunir documentos da família e levar na Unimed para autorização.
3º Passo: entrega da documentação na Unimed. Todos os documentos reunidos deverão ser apresentados para autorização do procedimento. A Unimed demora 60 dias para dar o retorno tendo em vista a possível mudança da decisão.
4º Passo: Passados os 60 dias e efetivada a autorização, é necessário comparecer novamente na Unimed para revalidar a documentação.
5º Passo: reconsulta com o médico para ultimas informações e marcação da data do procedimento.
6º Passo: Dia da cirurgia. Necessidade de depilação e jejum de 12 horas.

Como acontece:
Fui recebido no hospital Ernesto Dorneles para realização do procedimento. Após uma breve espera fui encaminhado para a sala de preparação. Nesta sala retirei toda a roupa e coloquei aquelas roupas de hospital que só cobrem a parte da frente do corpo. Deita na maca.
Fui levado a área de cirurgia. Mais uma pequena espera. Fui finalmente posicionado na sala de cirurgia. Médico, anestesista e enfermeiras já estavam a minha espera.
Troquei de maca. Fiquei nú. O médico lavou todas as partes que ia usar com um líquido gelado. Encolhei o bichinho que já estava bem tímido.
O anestesista puxou o meu braço esquerdo e ali foi criado o acesso para a anestesia. O braço direito foi estendido para o outro lado e ali seria monitorada a minha pressão arterial. Assim fiquei: nú, com os braços abertos.
Recebi alguma coisa que me sedou. A anestesia foi somente local. Acordei quase 1 hora depois com tudo já pronto. Pelo menos estava coberto com um lençol.

Fui levado para uma sala de recuperação. Todo mundo que passava levantava o lençol e dava uma olhadinha. Nem perguntavam se podia. Chegavam já olhando. Achei estranho.

A cirurgia iniciou às 11 e antes do meio dia já estava finalizada. Saí do hospital às 14:30 com muita fome, dois curativos no saco e sem dor nenhuma.

No dia seguinte a coisa ficou um pouco desconfortável. Como não trabalhei, fiquei só no repouso. No segundo dia saí de casa para trabalhar. Peguei transporte coletivo já que moto era desaconselhado. Aí comecei a sentir dores. Parece a dor de chute no saco. Só que não passa. O lado esquerdo dói mais. Não sei o motivo. o médico pediu que eu não realizasse esforço por 10 dias pelo menos.

Ainda não testei nada.

Nenhum comentário: