segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Eleições 2016



Uma eleição sem calor. Sem grandes e aprofundadas discussões. Uma eleição que pareceu ser apenas protocolar. Com a drástica redução do tempo de exposição dos candidatos na televisão e rádio, a proibição de doações de pessoa jurídica e a restrição de propaganda na rua, com menos banners e ausência de cavaletes, a campanha pouco lembrava a de outros tempos.

Se por um lado considero que os eleitores foram os grandes beneficiados, o candidato precisava partir para o corpo a corpo para se tornar conhecido, por outro também vejo essa falta de exposição pode ter prejudicado boas propostas sem condições financeiras de maior exposição. Aqueles que tinham a maior coligação conseguiu maior arrecadação e maior tempo de mídia. Os com menos tempo de TV não tiveram tempo para mostrar o que queriam fazer. Dessa forma, as velhas propostas, de rostos já conhecidos e familiares ganharam destaque. Difícil emplacar um nome novo.

Da mesma forma, o resultado das operações policiais fez com que os partidos de esquerda que sempre pregaram ser os mais honestos do universo e que acabariam com práticas da velha política, fossem retirados do poder. A esquerda teve uma grande rejeição na eleição.

Surgiram novas lideranças, muitas oriundas do meio empresarial. Pessoas de gestão sem ligação com a política. Partidos liberais começaram a aparecer. Coisa impensada tempos atrás com o domínio de partidos sociais democratas, socialista e comunistas.

No entanto essa eleição não foi fácil para os políticos. Redução da exposição e de verbas não agradaram a velha política. Fica o receio de que algo deve ser feito para o retorno das antigas regras.

Nenhum comentário: