sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ipanema FM - Fica a lenda

Um pouco menos de um ano após a Ipanema dar um guinada na programação procurando se tornar mais "digerível" para alguns ouvintes e eu escrever um texto sobre o fim da era Ipanema, a dona Band resolveu que realmente não vale a pena manter uma rádio que foi autêntica e fez história por mais de 30 anos.

A Ipanema vai deixar a frequência 94,9 de Porto Alegre. A Ipanema vai deixar de ser FM. Em seu lugar mais uma rádio de futebol e notícias. Só mais uma. O que aconteceu com as rádios de Porto Alegre? Tivemos a Ipanema, a Felusp, a Band FM (que em Porto Alegre era uma rádio adulta contemporânea) e ainda muito antes a Continental no AM.

A Ipanema realmente nunca teve uma audiência numerosa. Mas era uma audiência extraordinária. A rádio mudou. Os ouvintes mudaram. A música mudou. Antes o bacana era ouvir o bom e velho rock n' roll. Agora? Melhor não comentar.

Os ouvintes militantes da Ipanema já não estavam contentes. Com a última mudança na gerencia da emissora a rádio mudou muito sua postura. Não era sombra do que foi um dia. A era da Ipanema já tinha acabado. Mas ela estava lá. Ainda tinha o Alemão Vitor Hugo como uma voz que ainda insistia em nos acordar todas as manhãs.

A Ipanema foi a escola de rock de uma geração. Ela fez a cabeça e formou a opinião de muitas pessoas. Algumas músicas só tocaram na Ipanema. Só fizeram sucesso na Ipanema. Tocaram antes na Ipanema.

Desligaram os tubos. Agora ela se vai. Tudo na vida tem seu ciclo. Tudo morre um dia. Fica a lenda.

Nenhum comentário: