quinta-feira, 29 de março de 2007

|Medo|


Regina Duarte é que estava certa. E ninguém deu bola...
Antes do fim:
É tão importante fazer 1000 gols? Eu não acho nada importante.
Mas o Romário, o Pelé, a torcida do Vasco e não sei se mais alguém, acham super importante. Vai mudar a vida de várias pessoas...

segunda-feira, 26 de março de 2007

|235|

Hoje é aniversário de Porto Alegre. Sem sombra de dúvida minha cidade preferida no mundo. Nasci em Porto Alegre e por uma infelicidade do destino acabei parando em Viamão, mas isso não impede que eu viva na capital dos gaúchos, afinal é ao lado de Viamão.

Eu trabalho em Porto Alegre, estudo em Porto Alegre, vou ao cinema em Porto Alegre, vou aos parques de Porto Alegre, compro em Porto Alegre, enfim faço tudo em Porto Alegre.

Deu pra ti!
Porto Alegre tem até uma língua própria, o Portoalegrês, com direito a dicionário e tudo. Conforme definição do dicionário de portoalegrês, de autoria de Luis Augusto Fischer, o Portoalegrês é uma das línguas mais difíceis do Ocidente (que não é o hemisfério e sim um bar no Bom Fim). para começar, só existe uma interjeição - o "bah!" - que é usada em mais ou menos 462 situações diferentes. Prá complicar, "bah!" tem, também, 497 entonações: pode ir de um simples "beh!" até um complicado "bãh!", dependendo do que tu queres dizer. e tem também as gírias. Porto Alegre é equipada com mais ou menos 15 fábricas de gírias funcionando sem parar. Algumas chegam até a ser exportadas: "viajar na maionese" e "pirar na batatinha", que já estiveram na moda no Rio e aqui são faladas há anos, ou em portoalegrês, "há horas". Outras expressões já cruzaram as nossas fronteiras, mas nunca chegaram a ser compreendidas. "Deu prá ti", por exemplo, que é o nome de uma música que fez o maior sucesso no Brasil inteiro, talvez porque pensaram que "deu prá ti" fosse uma sacanagem quando na verdade só queria dizer "chega!". Também tem o "trilegal"! Há horas ninguém fala trilegal em Porto Alegre, agora só se fala "tribom", "triquente", "triafim", "trigente", “triafú" (muito usado) e mais qualquer outro "tri" que tu quiseres.

Não tem como eu descrever essa cidade, por isso, publico aqui a letra de uma música que diz tudo, de autoria do atual Prefeito da cidade, José Fogaça. Ele escreveu a música quando era Senador da República e morava em Brasília. A música é interpretada pela Primeira dama da cidade, Isabela Fogaça, dona de uma belíssima voz.

Porto Alegre é demais
Porto Alegre é que tem
Um jeito legal
É lá que as gurias etc. e tal

Nas manhãs de domingo
Esperando o Gre-Nal
Passear pelo Brique
Num alto astral

Porto Alegre me faz
Tão Sentimental
Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal
A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz

Quem dera eu pudesse
Ligar o rádio e ouvir
Uma nova canção
Do Kleiton e Kledir

Andar pelos bares
Nas noites de abril
Roubar de repente
Um beijo vadio

Porto Alegre me faz
Tão Sentimental

Porto Alegre me dói
Não diga a ninguém
Porto Alegre me tem
Não leve a mal

A saudade é demais
É lá que eu vivo em paz

Porto Alegre é demais...!

sexta-feira, 2 de março de 2007

|Entre o Carnaval e o Natal|


Finalmente tudo retorna ao “normal”. As pessoas já estão tentando trabalhar como antes do Natal, os horários dos ônibus voltarem a ser freqüentes, os ônibus voltarem a ser superlotados (lotados nunca deixaram de ser), as aulas iniciaram e por aí vai.

A única coisa que ainda não começou mesmo foi o segundo mandato do Lula. Parece que nada de diferente vai acontecer e não sei por que achei que algo talvez remotamente pudesse acontecer. Santa ingenuidade Batman.

Agora só falta mesmo chegar um bom friozinho, afinal mais um verão esta passando e o ar condicionado novamente não deu conta do serviço. Acho que é o aquecimento global. Plantemos árvores!

Antes do fim:

Tem um arquivo sonoro novo no Podcast. Nem tão novo pois é de antes da
divulgação dos ganhadores do Oscar. Acessem ali ao lado e ouçam um pouquinho que
seja...