segunda-feira, 27 de julho de 2015

O que fazer em caso de: comer xis em Porto Alegre



Um dos pratos típicos de Porto Alegre é o xis coração (apesar do meu preferido ser o xis bacon). Se pararmos para pensar, chega quase a ser uma culinária exótica um alimento feito com corações de frango dentro do pão com temperos, legumes e vegetais. Quantos frangos cederam seu coração para a fabricação de uma unidade dessa iguaria?
Bom, vamos aos fatos. Segue uma lista comentada dos melhores lugares para degustar um xis em Porto Alegre

Cavanhas: o lugar é muito tradicional para os esfomeados de Porto Alegre. O atendimento é rápido e o xis tem um tamanho que vai de médio a pequeno. As vezes bem molhado (devido a gordura da chapa), o principal destaque fica por conta da batata-frita que vem por cima do xis. Não deixe de pedir a maionese feita pelo próprio estabelecimento. O lanche é servido em pratos. Tem lojas na Lima e Silva, Assis Brasil, Barão do Amazonas e Perimetral.

Xis Moita: lanche servido rapidamente no prato ou na mão. Atendimento é bom. Tu fica com a impressão de que conhece o pessoal de tempo. Lanches bem feitos de tamanho bacana. Maionese servida separadamente (não tem dentro do xis), o que pode causar sensação de que o lanche é seco. Fica na Ipiranga próximo ao Zaffari.

Julio Paris: o xis vem coberto de queijo. Bastante cobertura de queijo. Uma crosta de queijo. Só. O lanche é um pouco seco. O único atrativo é a cobertura de queijo. Local pequeno em uma esquina movimentada. É possível solicitar o xis sem queijo para quem preferir um lanche sem nada de especial. Fica na Pernambuco esquina com a Cairú.

Tia Zefa: é um trailer de lanches. O destaque é a quantidade de maionese que vai em cada xis. Além disso eles fornecem um tudo para ir completando. O coração também é de bom tamanho. Prepare-se para usar muito guardanapo para limpar a sujeira da boca e das mãos. Não, o lanche não é servido em pratos. Bem gordurento. Fica na Barão do Amazonas esquina com a La Plata.

Gelson: é o lugar dos esfomeados. Quem conseguir comer dois xis inteiros sozinho não paga a conta. Conta a lenda que até hoje ninguém conseguiu. Cada xis inteiro da casa é do tamanho de aproximadamente 4 lanches normais. Alguns são saborosos e outros não. O destaque é o xis strogonoff que vem coberto de molho e batata palha. Servido somente no prato. Esta com loja nova na Ipiranga esquina Getúlio Vargas.

Claudio Lanches: O mesmo esquema de maionese da Tia Zefa. Já foi um trailer e agora é uma casa. Possui pequeno estacionamento. O lanche pode ser servido nas mãos com um objeto plástico que auxilia a manter a rigidez ou no prato para ser comido com talheres. O diferencial são os lanches acebolados. Praticamente todos os lanches tem versões acebolados. As paredes da casa são cheias de fotos das viagens internacionais realizadas pelo proprietário. Aliás, o próprio Claudio atende no caixa na maior parte do tempo. Fica na Guilherme Alves.

Palácio do Xis: Além de xis o local serve churrasquinho. O diferencial é que junto com o lanche são colocados na mesa três tipos de molho (maionese, maionese com ervas e molho pesto). O atendimento deixa bastante a desejar, com demora e atrapalhação dos atendentes. Fica na Salvador França (perto do Jardim Botânico).

Bruxas Burger: Lanche muito bem preparado e bastante recheado. É prensado no ponto e não chega a virar uma chapinha. A maionese é saborosa com receita da casa. Tem batata frita na parte interna do xis, o que acaba gerando um grande volumes. Servido na mão. Fica na Goethe.

Paulinha Lanches: o local fica em frente a uma parada de ônibus e é “beneficiado” por toda a poluição que uma parada de ônibus proporciona. O atendimento é bem ruim. Tu primeiro escolhe e paga e depois come. Se quiser mais alguma coisa tem que pagar primeiro. O destaque é o xis lasanha. Tem tamanho normal e super. Onde o super é normal e o normal é mini. Fica na Protásio Alves perto do SESC campestre.

Friends Burguer: fica dentro do Lindóia Shopping. Tu escolhe antes o sabor do molho da casa que quer. Batata frita separada (porção bem pequena). O pão é bem gostoso e parece fresquinho. Recomendo o xis portuguesa.

Agápio: Localizado na rua José de Alencar tem como destaque os xis Califórnia (feito com frutas). Pra quem gosta...

Beira-Rio: Tem xis feito com dois hambúrguer. Os nomes dos lanches são relacionados ao futebol. Bem saboroso. Não recomendado em dias de jogo. Fica lotado. Fica na Padre Cacique em frete ao estádio.

Speed: esse é pra quem tem bom coração. Destaco o xis calabresa. Tu ve o chapista preparando um monte de calabresa na chapa e acredita que a quantidade é para cerca de 3 lanches. Ilusão. Ele coloca tudo dentro do teu xis. O negócio vem pingando. Mas é bom. Não vá com roupa limpa ou após ter lavado  cabelo. Vai sair de lá com o perfume de xis. Fica na Lima e Silva.