segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Viagem: Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é conhecido pela badalação do seu centro, com suas várias lojas de grifes e shoppings, a imponência dos seus prédios com alguns dos mais altos do Brasil e o desfile de carros caros que desfilam pelas ruas.

Alguns famosos das revistas de celebridades sempre que possível dão sua passadinha pelo Balneário e não são raros aqueles que adquiriram seu cantinho de veraneio no local. Ferraris, Mustangs e Camaros são facilmente avistadas nas trancadas ruas da cidade. No mar iates, lanchas e jet-skis dão colorido da praia que não tem Sol a tarde devido a sombra dos grandes prédios.

Não gosta de nada disso? Balneário Camboriú tem suas belezas agrestes. Acessando a estrada Interpraias é possível conhecer algumas praias sem tanta ostentação e mais bonitas que a praia do centro. A primeira é a praia das Laranjeiras. Ela fica a cerca de 6Km do centro e tem menos de 1 quilômetro de extensão. Bares e restaurantes são encontrados. Ali não existe local para estacionar fora dos estacionamentos privados. No mês de agostos esses locais estavam cobrando R$10,00 a diária. É possível chegar no local através da utilização do teleférico que não deve ser barato mas deve compensar com um belo passeio.

Logo adiante, seguinte pela Interpraias, chegamos na prais de Taquarinhas, são mais alguns quilômetros de subidas, descidas e curvas e uma linda visão da praia que deve ter pouco mais de 500 metros de extensão. A água é cristalina e apesar de um grande condomínio logo nas proximidades a beira da praia é habitada por pescadores. A próxima praia é Taquaras que tem as mesmas características de Taquarinhas e alfuns locais para alimentação na avenida beira-mar.

A próxima praia é visualizada da estrada. A praia do Pinho é local de naturistas. Nessa praia a nudez é permitida e incentivada. Ainda não encarei essa apesar da curiosidade. Para fechar o passeio pela Interpraias ainda tem as prais do Estaleiro e do Estaleirinho. São praticamente praias particulares com o acesso até a beira mar limitado por grandes residências. Porém ainda é possível curtir a estrada e as belas paisagens descobertas a cada curva. A saída da Interpraias é próximo ao túnel da BR-101 após Itapema e antes de Balneário Camboriú. Ao todo o trajeto tem cerca de 15 quilômetros.

Ao lado norte de Balneário Camboriú após a estrada da Rainha um bom passeio é no Morro do Careca. Nesse local após um caminho íngreme, com bastante curvas e asfaltado chegasse ao mirante e local de decolagem de voos de Parapente. O esporte radical é oferecido a todo corajoso que quiser encarar. Preço: R$180,00 o passeio com cerca de 15 a 20 minutos. O passeio acontece com acompanhamento de um profissional.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ipanema FM - Fim de uma era.

Então após ter sido deixada de lado por 30 anos, a direção de rádios da Bandeirantes resolveu dar uma olhada na Ipanema FM. Olhou e viu que a rádio não tinha nada a ver com as outras. Viu que a rádio não estava entre as líderes de audiência no geral e tampouco no segmento jovem. Aliás, em que segmento a Ipanema atuava?

A Ipanema era uma rádio feito para um nicho de ouvintes muito específico. Um nicho talvez vanguardista não disposto a aceitar o que o mercado impõe como aquilo que todos devem escutar no rádio. A Ipanema era assim.

Na Ipanema você nunca sabia o que ia tocar. Era ligar o rádio e ser surpreendido. Não tocava os sucessos populares. Tocava os seus sucessos. A Ipanema fazia seus “top hits”. Tem músicas que só tocaram na Ipanema e eram sucesso entre os ouvintes. Sua parada de sucessos não se assemelhava a parada de sucessos de outras rádios.

Os locutores nunca foram acelerados, alegres o tempo inteiro. Eram pessoas que falavam normalmente. Os locutores não simplesmente falavam o nome da música, eles também falavam o motivo de tocar aquela música, qual o contexto. Quando informavam alguma notícia os locutores passavam sua visão sobre aquele assunto e tentavam mostrar como aquilo poderia afetar o ouvinte.

A rádio que um dia foi “a rádio para quem tem algo entre as orelhas”, “a rádio dos loucos”, “a menos pior” e “a rádio ouça pra frente” não é mais assim.

São novos tempos. A direção da Bandeirantes lembrou que tinha dado um canal de rádio para uma gurizada. Lembrou que o 94,9 ficava perto da 94,3 e que se fizesse uma programação parecida poderia roubar alguns ouvintes de uma das rádios mais ouvidas de Porto Alegre. Achou que poderia se intitular a rádio rock de Porto Alegre e não perder ouvintes que sabiam como era uma rádio rock.

Hoje a Ipanema toca várias vezes durante o dia o mesmo “playlist”. O meu pen drive tem mais músicas que o da Ipanema. Hoje a Ipanema tem locutores que falam alto e rápido. Locutores que só falam o nome da música.

Entre as opções parecidas com a antiga Ipanema temos a Unisinos e a Itapema (com boa vontade). Mais que isso somente webrádios. Sugiro as rádios Putzgrila, Dinâmico, Rádio Elétrica e On The Rocks.

Ipanema, a rádio que não mais aquela, FM.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Viagem: Serra do Rio do Rastro

Para quem gosta de pegar uma estrada o passeio na Serra do Rio do Rastro é altamente recomendável. O percurso é realizado na SC-390 é caracterizado por subidas íngremes e dezenas de curvas fechadas. É um local onde é possível sentir a grandiosidade da natureza.

O trecho bacana fica entre Lauro Muller e Bom Jardim da Serra. O ponto mais alto fica a 1421 metros do nível do mar. Um dos pontos mais altos de Santa Catariana. Fiquei hospedado em um hotel muito (muito mesmo) simples logo no início da subida em Lauro Muller. O hotel até poderia ser bom devido a ótima localização e maravilhosa vista que se tem dos quartos mas não é.

Além da estrada não se tem muito o que fazer no local. No final da subida fica Bom Jardim da Serra e lá existe um centro turístico além de um hotel bom e pouco barato. Restaurante, cafeteria, loja de produtos locais e lembranças também podem ser visitados ali. Além é claro da melhor vista da serra.

É um bom passeio de 1 dia. Pode-se subir e descer algumas vezes para não deixar nenhum detalhe para trás. Além é claro da paisagem mudar a cada instante com o movimento das nuvens. Em alguns momentos, devido a esse movimento das nuvens, não é possível enxergar nada. É um ótimo passeio para se fazer de moto. São vários no motociclistas no trajeto.


Saí de Porto Alegre pela BR-101 até Criciúma. De Criciúma até Orleans, Lauro Muller e Bom Jardim da Serra. A volta foi pelo mesmo trajeto. Estrada em geral boa em todo o trajeto.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Gardiões da Galaxia

Fui assistir ao filme “Os Guardiões da Galáxia” sem conhecer os personagens dos quadrinhos. Tudo o que eu sabia é que eram da Marvel e que eram “tipo” Os Vingadores (Homem de Ferro pode aparecer nos próximos filmes dos Guardiões). Na verdade achei mais tipo Star Wars. Tem a Leia que não é princesa mas faz par com um Luke que também não sabe quem é o pai. Tem um Chewbacca que fala só uma frase o filme inteiro (diversas vezes) e tem o Han Solo que conserta as coisas e dirige a nave destemidamente e é inicialmente mais preocupado com o lucro. E tem um fortão que não pensa muito que é uma mistura de Hulk com o Coisa do Quarteto Fantástico.

Além de um espetáculo visual com efeitos especiais muito legais, personagens bacanas e uma história que fecha o filme tem ótimos extraterrestres coadjuvantes. Estes por vezes um pouco parecidos com o ambiente de Homens de Preto.

O filme conta como personagens tão diferentes acabaram se reunindo para salvar um objeto que pode destruir a galáxia (Homens de Preto novamente). Temos Peter Quill (Chris Pratt), o personagem terráqueo que abduzido quando jovem que se tornou um caçador de recompensas e que se intitula o “Senhor das Estrelas”. Drax (Deve Bautista) é o fortão da turma e quer vingança contra o vilão que matou sua família. Gamora (Zoe Saldana que deve adorar filmes em que vira um ser estranho vide Star Trek e Avatar) foi criada pelo vilão para ser uma arma. Rocket Raccoon (Bradley Cooper) é um guaxinim de laboratório e finalmente Groot (Vin Diesel) uma árvore humanoide que só fala “eu sou Groot”.

Um outro personagem de muita importância no filme é um Walkmann Sony típico dos anos 80 que vai costurando as cenas com rock e pop selecionado pela mãe de Peter em uma fita cassete. Um filme que pode ganhar novamente certa procura é Footloose, que é uma grande lenda terráquea contada no filme. Vale a pena procurar a trilha sonora.

Filme muito divertido para adultos e crianças não tão pequenas.
Tem cena pós-créditos para iniciados no mundo Marvel.