terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O Lado Bom da Vida

Nem sempre o universo conspira a favor. Ou será que o universo sempre conspira a favor?

 

Depois de chegar em casa mais cedo e encontrar a esposa no chuveiro com outro homem ao som de sua música de casamento, Pat (Bradley Cooper) agride o homem até quase a morte. Por consequência desse ato, Pat é internado em um manicômio e só sai depois de oito meses. Ao sair ele sofre de bipolaridade e TOC, quer encontrar a e reconquistar a esposa, vai morar na casa dos pais, a esposa tem uma ordem de restrição contra ele, é obrigado a frequentar um terapeuta e o pai esta desempregado e viciado em apostas. Ele não tem controle sobre sua vida.

 

Onde esta o lado bom da vida nisso?

 

Pat conhece Tiffany (Jennifer Lawrence) um jovem viúva e com problemas e consumidora dos mesmos medicamentos que Pat quer evitar. Mesmo sem perceberem um começa a ajudar o outro a superarem seus problemas e tentar dar um rumo na retomada de suas vidas. Pat quer que Tiffany entregue uma carta para a ex esposa. Tiffany quer que ele seja seu par em um concurso de dança.

 

Encontros, desencontros e loucuras acontecem até que somente no final tudo começa a dar certo.

 

O filme fala da mudança que precisamos implementar dentro de nós e da dificuldade que temos em conseguir nos dar conta dessa necessidade. Pat ao sair do manicômio que retomar sua vida exatamente do ponto onde havia parado. Só que a vida não parou esperando ele.

 

Por acaso o protagonista encontra uma mulher com tantos problemas e também sem saber que precisa encontrar uma mudança dentro dela. O casal precisa se desapegar de coisas que eles não sabem quais são.

 

Não é simples se desapegar daquilo que não nos serve mais. É cômodo e seguro ficar com aquilo que já conhecemos ao invés de mergulhar no desconhecido. E é assim nos relacionamentos. Quem não permaneceu em uma relação fracassada e infeliz apenas por ser familiar. Sabemos até quais são os defeitos que incomodam e acabamos aceitando. O outro também, já nos conhece e apesar de tudo sente-se seguro mesmo sabendo que precisa lidar com tantas diferenças.

 

É preciso soltar o passado para agarrar o futuro da forma como ele vier.

 

Vamos olhar para o lado e para frente. Algo novo deve estar reservado. Vamos usar o passado como trampolim e não como sofá.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

10 dicas para viver só

Entre parenteses alguns pitacos meus...

1. Pense nas vantagens que morar só traz. Lembre que ninguém reclamou quando você largou a toalha molhada em cima da cama (Não gosto de toalha molhada na cama)

2. Invista em você o tempo que dedicaria a outra pessoa.

3. Aproveite para tomar decisões de última hora. O compromisso é só consigo.

4. Quando sair sozinho, orgulhe-se da sua independência. E não se deixe levar pela fantasia de que os outros estão se divertindo. Isso é ilusão.

5. Faça da sua casa um lugar muito pessoal. Pinte as paredes da sua cor preferida, redecore, reinvente. Quanto mais personalizada for, melhor. (Isso se a casa não for alugada)

6. Organize as obrigações. Ponha as contas no débito automático, arrume suas coisas. Evite motivos para ficar culpando-se.

7. Um bichinho de estimação pode ser uma ótima companhia, se você estiver preparado para assumir a responsabilidade. (Melhor não)

8. Perceba como a relação com quem você morava antes melhora, agora que vocês não discutem questões cotidianas e supérfluas. (Será?)

9. Lembre sempre que você está sozinho por opção e que pode sair, badalar ou receber gente em casa quando quiser.

10. Nunca enxergue a casa como um lugar de reclusão, mas sim de aconchego.

Fonte: Revista Vida Simples

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Ando só

Ando só 
pois só eu sei 
pra onde ir 
por onde andei 
ando só 
nem sei por que 
não me pergunte 
o que eu não sei

Pergunte ao pó 
desça o porão 
siga aquele carro 
ou as pegadas que eu deixei 
pergunte ao pó 
por onde andei 
há um mapa dos meus passos 
nos pedaços que eu deixei

Desate o nó 
que te prendeu 
a uma pessoa que nunca te mereceu 
desate o nó 
que nos uniu 
num desatino 
um desafio

Ando só 
como um pássaro voando 
ando só 
como se voasse em bando 
ando só 
pois só eu sei andar 
sem saber até quando 
ando só

Humberto Gessinger

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Brilho Eterno

Um dos meus filmes preferidos é Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Acho incrível a ideia de que poderia existir um procedimento para exterminar algumas lembranças que não se quer mais de alguém ou de alguma outra coisa.

 

E é assim que me sinto as vezes. Com vontade de apagar certas coisas ou pessoas da lembrança. No filme o protagonista desiste de apagar as lembranças da ex namorada porque passa a pensar que não pode ser livrar das boas coisas que viveu. Quer manter as boas lembranças na mente. E nessa missão tenta conduzir a sua mente a não esquecer da ex para ficar com todos os bons momentos passados com ela guardados.

 

Porém, fica aqui a pensar. Não são exatamente dessas lembranças de bons momentos que temos que esquecer? Não são exatamente essas lembranças que trazem a saudade? São exatamente esses bons momentos que fazem com que se sinta a falta.

 

Uma vez pensei que o melhor era não guardar os maus momentos. E era isso que eu vinha tentando aplicar.

 

Já não sei mais se é o melhor a ser feito. Quando acaba e ficamos com as lembranças (já que o procedimento do filme ainda não existe) é bastante complicado.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Andar de moto

As pessoas acham que é absurdamente refrescante andar de moto com esse Sol que vem brilhando no céu de Porto Alegre. Pois lhes digo, é terrível. Enquanto se esta andando, sem carros em volta é tranquilo. O problema acontece quando é necessário andar entre os carros, nos corredores ou atrás dos outros veículos. Aí o calor cozinha o corpo do motociclista. Ficar atrás dos carros, além da falta de vento, tem o bafo quente que sai dos escapamentos. Ao lado tem o calor dos motores. O menos ruim é se infiltrar e ficar na frente da fila.

Na frente da fila o problema não fica resolvido. Tem o Sol que cozinha as costas e derrete a cabeça dentro do capacete. Se o motociclista for precavido e andar protegido ele vai estar usando no mínimo luva e jaqueta. E as jaquetas na maioria das vezes é preta. A jaqueta preta suga o Sol.

Todo esse sofrimento é suportado por se estar ao ar livre, com o vento no corpo. Livre.

Agora imagina passar esse calor dentro de um ônibus com mais passageiros em pé, espremido, com janelas pequenas e sem ar-condicionado.

É o que a prefeitura de Porto Alegre vai colocar nos termos da licitação do transporte público. Será que isso é qualidade? Será que as pessoas vão dar preferencia para o transporte público, deixar seus carros em casa e desocupar as ruas e avenidas da cidade?

Acho que vou andar de moto.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Trapaça

Fui assistir ao queridinho do Oscar desse ano, Trapaça indicado ao Oscar em dez categorias.

O melhor do filme é a atuação do Christian Bale (O Batman) gordo e careca. Muito diferente, do que acostumamos a ver.

Legal no filme são os decotes da Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes) e da Amy Adams (A Lois Lane do Homem de Aço).

De resto o filme não tem nada de extraordinário. Dormi em algumas partes inclusive.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Carnaval Porto Alegre

Quem disse que carnaval em Porto Alegre é feito somente dos desfiles toscos das escolas de samba?

Existe um carnaval bem mais interessante na capital dos gaúchos. E ele não acontece apenas no feriado de carnaval. É tipo Bahia, um mês inteiro de folia.

Vamos a explicação:
 São tradicionais blocos de rua da Cidade Baixa, que fazem a festa da galera com marchinhas, cerveja gelada e tudo mais. Quem tá na organização é o grupo Cidade Baixa em Alta com o patrocínio da Skol.

Sabe aquele carnaval da praia, com família, gurizada com spray de espuma e música antiga de carnaval? É assim!

O negócio começou ontem e vai até 15/03 aos sábados e domingos. A saída dos blocos é na João Alfredo esquina com Joaquim Nabuco e vai até o Largo Zumbi dos Palmares (popular Largo da EPATUR). Começa às 16h e vai até às 22h.

Minha dica é no dia 23/02 que vai ter o bloco do Império da Lã.

Mais informações:

Imperfeito

Engraçado como tem gente que gosta mesmo é de confusão. Do barulho. De se incomodar.

Tem pessoas que tem a vida bem interessante, com tudo no lugar. E, mesmo assim querem mais. Querem algo para se coçar. A vida é perfeita pra quem acha que ela é perfeita.

Vai um Pato Fú aí:
Eu sei que meu amor é imperfeitoMas se ele deixar vou lhe mostrarO quanto também tenho defeitoNão é pra me gabar, mas rio do que façoEu devia chorar
Eu sei o mal que fiz já está feitoMas lhe pedi perdão por ser assimE o coração que tenho no peito não quer acreditarJá nem estou mais aqui nem em qualquer lugar
Lá vai se embora meu mundo sem mimO que há de errado em ser tão errado assim?Já vou saindo, não precisa empurrarPois meu maior defeito é insistir
Que ele é perfeito, Que é pura crueldadepedir pra ele mudar 
Nem luz, nem espelhoNem olhos pra enxergarAcho que sou alguémQue nunca vai mudar
Lá vai se embora meu mundo sem mimO que há de errado em ser tao errado assim?Já vou saindo, não precisa empurrarPois meu maior defeito é insistir
Que ele é perfeito,Que é pura crueldade pedir pra ele mudar.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Pra quando você voltar


-->
Escrevi o texto abaixo em dezembro de 2009. Sei lá pq não publiquei. Estava no rascunho, guardado.
Tarde demais para publicar.
*******
Ia escrever sobre uma coisa quando parei em frente ao computador com esse propósito. Mas escutei uma música que me fez lembrar do meu amor, que não esta aqui comigo agora nesse momento devido aos motivos que agora não importam.
Nem é necessário escrever muito, a música diz tudo.
Canção Pra Quando Você Voltar
Composição: Herbert Vianna / Leoni
Quando o sol de cada dia entrar
Chamando por você
Querendo te acordar
Vai ter sempre alguém pra receber
Fazer o seu jantar
Dormir no seu sofá
Alguém pra olhar a casa
E alguém que regue o seu jardim
Até você voltar
E como é normal acontecer
Se num entardecer a dor te visitar
Vai ter sempre alguém pra socorrer
Fazer o seu jantar
Dormir no seu sofá
Enquanto a noite passa por mim
Eu rego o seu jardim
Você já vai voltar
Estou aqui, esperando tu voltar. Já reguei a samanbaia, dormi no sofá e daqui a pouco faço o jantar.

Tchau

Dar tchau é estranho. Nunca estamos preparados para isso. Por mais que se pense que estamos preparados, o momento do tchau sempre é estranho.

Não falo do tchau definitivo que é ocasionado por morte. Esse tchau apesar de também estranho é inevitável. Pode estar acompanhado de surpresa por desconhecermos o momento certo que ele ocorre, mas é inevitável.

Também não falo aqui do tchau quando nos despedimos de uma visita. Esse tchau não é mais que um até logo. Pois a despedida mantem a vontade do reencontro.

Não estou com esse papo todo de tchau para justificar um possível fechamento desse blog. Apesar da escassez de textos ainda tenho esperança de retomar uma postagem de textos mais frequente.

Falo do tchau de pessoas que convivem juntos por anos e num belo dia se dão conta que essa convivência não era tão bacana. Todas as coisas boas que se passou junto não e o suficiente para evitar que cada uma tenha que seguir o seu rumo, cada um para um lado, não mais juntos. Cada um com seus objetivos e seus projetos de vida. Cada um com seus ideais, valores, pensamentos e opiniões.

Falo de dar tchau para a pessoa que tu achou que era a pessoas da tua vida para sempre. Alguém já disse que o pra sempre sempre acaba. E nem sempre acaba com a morte ou de alguma maneira trágica. As vezes só acaba. E raramente não é triste.

|Um dia desses, um desses encontros casuais.Talvez a gente se encontre.
Talvez a gente encontre explicação...
Um dia desses, num desses encontros casuais
Talvez eu diga:
-minha amiga, pra ser sincero, prazer em vê-la!
Até mais!...|