segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Um ciclo se encerra

Quando iniciei a graduação, eu não tinha e-mail. Fiz o primeiro na Unisinos. O endereço era o meu número de matrícula. Ter e-mail era coisa para poucos.

Quando iniciei na graduação eu nem namorada tinha.

Quando iniciei na graduação eu trabalhava no estoque de uma loja no shopping. Simplesmente empilhava sapatos. Acho que pesar no mínimo 30 quilos a menos que hoje.

Lá, quando iniciei na graduação, tinha conta no banco Meridional que virou Bozano Simonsen que virou Santander e antes de tudo isso era Sulbrasileiro. Naquele tempo, a poupança Bamerindos estava numa boa. Não existia a 3º Perimetral e o PT era dono da Prefeitura de Porto Alegre. O PT era um partido sério. O PMDB já era confuso. Não existia o PSOL.

Naquele tempo as compras de casa eram feitas no supermercado Real. Não existia o Bourbon Country, o Barra Shopping, o Shopping Total e o Camelódromo. Para pegar um ônibus, tinha que ter o dinheiro na mão ou ter um fichinha furada.

Poucas pessoas tinham celular. Não existia internet 3G. Tv a cabo também era para poucos. Não tinha transmissão da Rede Record em Porto Alegre. Acho que para ver um filme em casa tinha que ir em uma locadora de videos e escolher um título em VHS. Naquele tempo existia cinema fora dos shoppings. Tinha o Imperial, o Guarani, o Baltimore. Não se pensava em TV de plasma, LCD ou digital.

Não existiam emos e coloridos. Não tinha parada gay. O carnaval de Porto Alegre era próximo ao centro. O Inter não era campeão do mundo. Não existia terceiro lugar no campeonato mundial de clubes. Ninguém tinha ar condicinado split.

Hoje fiz minha última prova da graduação. Vou ser diplomado administrador. Me senti estranho ao fazer essa prova. Fiquei nervoso. Nunca tinha feito uma prova com tanta aflição. Todo o medo e insegurança que as pessoas costumam ter na apresentação do TCC tive na minha última prova. Eu, que sempre fiz minhas provas rapidamente fui o último a entregar. A última prova, no último dia de aulas de 2010 e o último a entregar.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Aniversário infantil

Tem que ir numa festa infantil? Não tem como evitar?

seguem algumas dicas retiradas do site http://humorcasalsemfilhos.wordpress.com

1- Converse com a criança aniversariante. Se ela simplesmente lhe der as costas e sair correndo, sorria mesmo assim.

2- Elogie a beleza da festa com os pais. Eles gastaram um bom dinheiro no evento e precisam acreditar que valeu à pena.

3- Quase todas as festas de criança são justamente no horário da transmissão do jogo do seu time. Se algum convidado o surpreender com o headfone no ouvido, diga que é um aparelho para surdez. Se não quiser arriscar, vá ao banheiro de 5 em 5 minutos ouvir o jogo aos poucos. Se alguém achar estranho, diga que tem Cistite.

4- Tente (de novo) contato com a criança aniversariante. Se ela lhe fizer uma careta e começar a chorar, saia de perto rapidinho e disfarce. Você não agradou.

5- Beba só chopp. O refrigerante servido, geralmente não tem gás.

6- Se a criança for pequena demais, não tente pegá-la no colo. Você não vai saber o jeito certo.

7- Fale para os pais sempre que a criança está ENORME. Ninguém gosta de filho nanico.

8- Circule sempre. Procure outro CSF. Se você não achar, procure uma criança mais tímida e posicione-se ao lado. Assim, ninguém vai achar você um ET.

9- Se alguém conseguir ouvi-lo, diga que as músicas são bacanas, mesmo que sejam as mesmas de toda festa infantil.

10- Não faça aquele seu discurso de que se não fossem os Royalties pagos à Disney a festa seria mais barata. Não dá para um pai explicar isso a uma criança.

11- Não diga para ninguém que você acha que o príncipe da festa é gay. Isso é irrelevante no contexto.

12- Não reclame que sentiu falta de cajuzinho. Ninguém mais serve cajuzinho em festa infantil.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Péssimo

Já não tenho mais tanta esperança nos humanos. Gostaria de poder mudar o mundo. Ando muito amargo, com uma visão pessimista das coisas.

 

Ao mesmo tempo que tudo é tão mais complexo e complicado, cada vez menos as pessoas tem tempo de ler o manual. Tudo tem que funcionar por conta próprio cada vez mais rápido.

 

Com os humanos é assim. Enquanto todos os outros animais têm um tempo muito maior de gestação de suas crias, o homem fica somente nove meses gerando um novo humano. Quando fica. É normal os bebes serem expelidos antes do tempo. Ele sai semi-acabado, necessitando de atenção exclusiva por vários meses após o nascimento. Qual outro animal precisa disso? Os cavalos em algumas horas estão em pé caminhando. Os peixes nascem nadando. Os pingüins devem mergulhar a procura de comida poucos meses após nascer.

 

O homem não nasce pronto. Precisa de ensinamentos dos mais experientes. Aliás, precisaria.

 

Precisaria mas não tem. Com o mundo complexo da maneira que esta cada vez mais os nascentes estão sendo deixados de lado. Cada vez mais as pessoas estão com menos tempo para cuidar de seus rebentos. As crianças estão cada vez mais despreparadas para viver.

 

Assim, despreparadas as crianças estão crescendo. E despreparadas estão fazendo o que fazem com o mundo. O homem é o único ser que destrói o lugar em que vive. Destroi sua casa, sua rua, suas coisas, seu ambiente.

 

Não seria o momento de alguém dizer chega? É o momento de parar de produzir seres humanos de forma descontrolada? Quem vai dar um jeito nisso?