terça-feira, 28 de agosto de 2007

|Pátria sem Chuteiras|

Enquanto algumas pessoas brigavam em frente a FIERGS na última sexta-feira, a Defesa Civil em um belo trabalho não reconhecido levava patriotismo ao Rio Grande do Sul em sua caravana do Fogo Simbólico da Pátria.

Para quem não sabe, a Defesa Civil é responsável por “espalhar” a Chama da Pátria pelas cidades gaúchas, simbolizando o amor que o Brasileiro tem pelo País. O dia culminante desta celebração acontece no dia 7 de setembro, data da Proclamação da Independência do Brasil.

Fui na cerimônia de chegada do Fogo Simbólico na cidade de Viamão representando os Grupos Escoteiros da cidade. Sabem quantas pessoas estavam prestigiando a cerimônia? Apenas 44 pessoas contando as crianças de colo.

Tem explicação para esse esvaziamento de expectadores em uma cerimônia de celebração à Pátria? Tem que ter!

Antes do fim:

Para quem nunca sequer houviu falar da Liga de Defesa Nacional, segue link onde se pode tomar conhecimento desta bela causa: http://www.ligadadefesanacional.org.br/.

A Liga de Defesa Nacional promove todos os anos o “Desfile da Juventude”. Em Porto Alegre o evento acontece na avenida José Bonifácio (rua do Brique da Redenção). No dia 1º de setembro irão desfilar escolas, entidades e Grupos Escoteiros. Prestigie.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

|Televisão|

Esta bem interessante a briga dos meios de comunicação aqui no Rio Grande do Sul. Finalmente chegou alguém para peitar a RBS/Globo. A Record que nos primeiros meses deste ano adquiriu o Sistema Guaíba/ Correio do Povo chegou em busca da liderança. Hoje o mercado gaúcho é dominado pela RBS seguido de longe pelo SBT. A Record montou uma boa equipe de profissionais, muitos deles “roubados” da RBS e esta na briga.

Desde a inauguração exibe três telejornais locais e o fornecimento de matérias para os programas Nacionais da Rede Record cresceu bastante. A RBS para não ficar para trás inaugurou estúdio novo para apresentar seu telejornal no mesmo dia da inauguração da Record no RS.

Além do canal 2, a Record também assumiu as rádios Guaíba AM e FM, e já partiu para o ataque contratando Rogério Mendelski, líder de audiência nas manhãs da Gaúcha por muitos anos. Em FM ainda não foram feitas modificações, o que é urgente pois nunca ouvi falar de ninguém que escute a programação da Guaíba FM.

O jornal Correio do Povo ainda não apresentou grande mudanças, afinal é um jornal tradicional e conta com quase 200 mil assinantes, qualquer mudança deverá ser muito bem estudada. O que já pode ser observado são fotos mais ampliadas, ocupando espaços maiores principalmente na capa.

Junto a isso, quem corre por fora é a ULBRA TV no canal 48 UHF que esta formando uma boa Rede e inserindo jornalismo de qualidade na programação. Inclusive vem aí uma parceria na área de esportes da ULBRA com a rede PAMPA.

O gaúcho só tem a ganhar com toda essa movimentação, afinal, sempre é interessante saber mais de uma versão dos fatos.

Antes do fim:
Em paralelo a toda a agitação da transferência da Record para a o Canal 2, a Pampa foi obrigada a mudar de programação e passou a transmitir a Rede TV no Rio Grande do Sul. Vários programas da antiga Guaíba migraram para o canal 4 e outros programas foram criados. Um desses novos programas é o Studio Pampa, que sem sombra de dúvida é a pior coisa da TV. A apresentadora não sabe o que fazer, sempre tem uma banda ruim de pagode tocando muito alto, os comentaristas são péssimos ilustres desconhecidos e a equipe passa um bom tempo do programa dançando ao som da banda.
Bisonho.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

|Goya|

Embalado por ótimas indicações, fui no domingo conferir a exposição das gravuras de Francisco José de Goya y Lucientes que estava no MARGS.

Bastante gente deslumbrada com os detalhes das obras, até que depois de algum tempo fui contemplado com uma lupa para apreciar os detalhes do traço, algo que nunca antes havia tentado.

Quanto às obras em si, gostei bastante, e fiquei impressionado pela riqueza de detalhes que demonstraram que a lupa não era 100% frescura. As gravuras sobre touros são bem bacanas, mas o destaque é sem dúvida a coleção Los Caprichos, de 1799, a primeira do artista. Ferocidade absurda e críticas nada sutís estão nas 80 gravuras como a que segue abaixo. Bruxas se embelezando na penteadeira, anjos peidando, burros de jaleco tomando o pulso de pacientes terminais. Arte.

Antes do fim:
Engraçado como são as pessoas. Se a polícia nada faz, reclamam que ela não serve pra nada. Quando a Brigada Militar finalmente resolve parar de brincar de revistar donos de carros e passa a correr atrás de pessoas que não cumprem a Lei, sempre tem aqueles defensores fracos e oprimidos para dizer que a Polícia esta abusando do poder e da autoridade. Parabéns para a Polícia que no domingo estava no Brique da Redenção tirando os vendedores ambulantes das ruas.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

|Saneamento Básico - O filme|



Jorge Furtado percebeu que estava fazendo filmes iguais. Conforme declaração dele, todos os filmes feitos antes de Saneamento Básico – O filme poderiam ter a mesma sinopse: “Jovem tímido e inteligente faz tudo pela mulher amada”.

Ele resolveu mudar e fez o melhor filme de comédia brasileiro que eu já vi. Com tiradas inteligentes e piadas que não caem na mesmice dos humorísticos da Globo. Atores que são os melhores desta nova “safra” muito bem entrosados.

"Saneamento básico, o filme" conta a história de uma comunidade que tenta conseguir dinheiro para construir uma fossa na cidade, mas a única verba disponível na prefeitura é para financiar o projeto de um filme. Sem saída, eles decidem então filmar uma obra de ficção para conseguir a grana.

O tema “problemas ambientais” ainda carecia de uma abordagem no cinema. De uma maneira sutil, com grandes pitadas de humor, Jorge Furtado foi feliz neste desafio. Para não deixar passar em branco meu bairrismo, vale lembrar que o filme foi gravado na Serra Gaúcha, um dos cenários mais bonitos do mundo.

Antes do fim:




O cabelo faz do homem um ser misterioso que carrega na cabeça, na parte do corpo que é mais nítida e mais marcada, uma coisa rebelde como um mar e confusa como uma floresta. Está quase fora do corpo, é uma espécie de jardim privado, onde o dono exerce à vontade sua fantasia e sua desordem. É qualquer coisa que cresce e que transborda como se estivesse livre do domínio da alma.


Gustavo Corção
Três alqueires e uma vaca
Rio de Janeiro, Agir,1961
Fala de Silene em Saneamento Básico - O filme